Planeamento estatístico: uma experiência de ensino no 8º ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCampelos, Sandra-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Darlinda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2574-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação apresenta parte de um trabalho desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação mais vasto, de cariz qualitativo e apoiado numa metodologia de design experiments (Brown, 1992; Collins, 1992), onde se concebeu e implementou uma experiência de ensino (Cobb, Confrey, diSessa, Lehrer & Schauble, 2003), ao longo do 3.º ciclo do ensino básico. O exemplo apresentado consiste num planeamento estatístico desenvolvido em duas turmas do 8.º ano de uma escola de ensino básico cooperativo, da cidade do Porto, e envolveu diferentes ambientes de aprendizagem e diversas dinâmicas de sala de aula. Pretende ser um contributo para uma lecionação do tópico Planeamento Estatístico, ao nível do 8.º ano, que privilegie uma educação estatística funcional, que extravase o contexto da aula de Matemática, potenciando a mobilização de conhecimentos para diferentes ambientes de aprendizagem e contextos sociais e desenvolvendo nos alunos competências ao nível da literacia estatística, preparando-os para interpretar, analisar e produzir juízos sobre situações do quotidiano onde esta esteja presente. Uma vez que a investigação ainda decorre, apenas serão apresentados resultados preliminares que indiciam a utilização de dados reais, com recurso às novas tecnologias e numa dinâmica de trabalho de grupo, como um factor de melhoria ao nível da mobilização dos conceitos e procedimentos estatísticos.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação de Professores de Matemática-
Relação: dc.relationProjecto P3M – Práticas Profissionais de Professores de Matemática, apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato PTDC/CPE/098931/2008).-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e literacia estatística-
Palavras-chave: dc.subject8º ano-
Palavras-chave: dc.subjectNovo programa de matemática-
Título: dc.titlePlaneamento estatístico: uma experiência de ensino no 8º ano-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.