Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Campelos, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Darlinda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:57:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:57:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2574 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação apresenta parte de um trabalho desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação mais vasto, de cariz qualitativo e apoiado numa metodologia de design experiments (Brown, 1992; Collins, 1992), onde se concebeu e implementou uma experiência de ensino (Cobb, Confrey, diSessa, Lehrer & Schauble, 2003), ao longo do 3.º ciclo do ensino básico. O exemplo apresentado consiste num planeamento estatístico desenvolvido em duas turmas do 8.º ano de uma escola de ensino básico cooperativo, da cidade do Porto, e envolveu diferentes ambientes de aprendizagem e diversas dinâmicas de sala de aula. Pretende ser um contributo para uma lecionação do tópico Planeamento Estatístico, ao nível do 8.º ano, que privilegie uma educação estatística funcional, que extravase o contexto da aula de Matemática, potenciando a mobilização de conhecimentos para diferentes ambientes de aprendizagem e contextos sociais e desenvolvendo nos alunos competências ao nível da literacia estatística, preparando-os para interpretar, analisar e produzir juízos sobre situações do quotidiano onde esta esteja presente. Uma vez que a investigação ainda decorre, apenas serão apresentados resultados preliminares que indiciam a utilização de dados reais, com recurso às novas tecnologias e numa dinâmica de trabalho de grupo, como um factor de melhoria ao nível da mobilização dos conceitos e procedimentos estatísticos. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Projecto P3M – Práticas Profissionais de Professores de Matemática, apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato PTDC/CPE/098931/2008). | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planeamento estatístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planeamento e literacia estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | 8º ano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo programa de matemática | - |
Título: dc.title | Planeamento estatístico: uma experiência de ensino no 8º ano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: