Lideranças intermédias na escola : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ana Cristina Correia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2571-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA coordenação dos directores de turma é uma estrutura de coordenação educativa e de supervisão pedagógica com relevância em termos de orientação, acompanhamento e supervisão dos docentes que exercem as funções de director de turma. Com o presente trabalho pretende-se compreender, com recurso à metodologia de estudo de caso, qual o papel do coordenador dos directores de turma, numa escola concreta, bem como o tipo de liderança por ele exercido. Para concretizar o nosso objectivo procedemos, em primeiro lugar, a uma análise da legislação em vigor e dos documentos internos da escola, bem como de outros estudos já realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, recorremos à análise documental, às reuniões do conselho de directores de turma e à entrevista aos directores de turma, às coordenadoras dos directores de turma e ao presidente do conselho pedagógico, para procurar compreender e identificar as competências, as funções e as responsabilidades inerentes ao exercício do cargo de coordenador dos directores de turma e, também, o tipo de liderança exercido pelas docentes que exercem este cargo na escola que foi nosso objecto de estudo. Procurámos, ainda, elencar os aspectos positivos, negativos e a melhorar quer no trabalho das coordenadoras dos directores de turma, quer dos próprios directores de turma. Pudemos verificar que, para o exercício do cargo de coordenador dos directores de turma, é importante considerar as capacidades de relacionamento interpessoal, de liderança e o perfil individual, bem como o conhecimento aprofundado da legislação vigente. Salientamos, por fim, a grande ligação das coordenadoras dos directores de turma, e dos próprios directores de turma, às regras e à Lei, o que configura o exercício de cargos com uma grande carga burocrática.-
Descrição: dc.descriptionThe coordination of the class directors is a structure of educational coordination and of pedagogical supervision relevant in terms of orientation, follow up and supervision of the teachers which carry out the job of class director. With the present work we intend to understand, using the case study methodology, what is the role of the coordinator of class directors, in a specific school, as well as the type of leadership he/she uses. To achieve our objective we proceed first of all with an analyses of the current legislation and the internal school documents, as well as other studies available on this matter. Latter, we analysed documentation, the class directors council meetings and we interviewed the class directors, the class directors coordinators and the president of the pedagogical council, to try to understand and identify the skills, the job profile and the responsibility of the class directors coordinator and the type of leadership put in practice by the teachers which have this role in the school chosen as our case study. We also tried to list all the positive and negative aspects and improve the work of both the class directors as well as their coordinators. We could see that for the role of the class directors coordinator it is important to consider the relationship and leadership skills and the individual profile as well as a deep knowledge of the current legislation. We highlight the strong connection between the class directors and their coordinators, to the rules and the legislation, which translates in a highly bureaucratic job.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de turma-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subject2º Ciclo-
Palavras-chave: dc.subject3º Ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectVila Franca de Xira-
Palavras-chave: dc.subjectClass director-
Palavras-chave: dc.subjectCoordinator of the class directors-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediate leadership-
Título: dc.titleLideranças intermédias na escola : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.