Contributo das técnicas de análise fatorial para o estudo do programa "ocupação científica de jovens nas férias"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.contributorAlves, Carlos Catalão-
Autor(es): dc.creatorPortela, Domingas Maria Pina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2536-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estatística, Matemática e Computação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho abordam-se as técnicas de Análise Fatorial Exploratória e de Análise Fatorial Confirmatória, visando a sua aplicação a um questionário administrado a 3519 participantes do Programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”, ao longo de um período de seis anos (2005-2010). Apresentam-se as formulações teóricas dos modelos, métodos de estimação e de validação dos mesmos. A aplicação destas técnicas revelou a capacidade do questionário para captar uma estrutura fatorial (variáveis latentes ou constructos) subjacente às variáveis que compõem o questionário, num contexto de grande diversidade em termos da oferta de estágios, áreas científicas abrangidas e natureza das instituições de acolhimento. Da análise resultou a identificação de variáveis latentes, cuja estrutura foi verificada pela Análise Fatorial Confirmatória e validada através de outras amostras. Resultou ainda um conjunto de recomendações para uma reformulação do inquérito, de forma a abranger um leque mais alargado de subescalas na avaliação da perceção dos participantes no programa, bem como a sugestão de alargar a escala de Likert utilizada.-
Descrição: dc.descriptionA practical application of Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis is applied to the answers of a survey of 3519 secondary school students who attended a summer science internships programme promoted by the Portuguese National Agency for Scientific and Technological Culture – Ciência Viva, held between 2005 and 2010. It also covers fundamental concepts and estimation and validity techniques as well. It was found that these multivariate statistical techniques were appropriate to uncover the relevant factor structure (latent variables or constructs) within the context of an extremely diverse research setting, not only in terms of the internships’ characteristics but also in terms of the wide range of scientific subject and host institutions. The latent variables’ structure revealed by this analysis was confirmed by Confirmatory Factor Analysis and validated in other samples. The findings also provide recommendations for the revision of the survey’s questionnaire, in order to reach a larger set of subscales to assess the participant’s attitudes towards their experience in the internships, and suggest a five-point Likert’s scale.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicas estatísticas-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionários-
Palavras-chave: dc.subjectExploratory factor analysis-
Palavras-chave: dc.subjectConfirmatory factor analysis-
Palavras-chave: dc.subjectStructural equation modeling-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectInternships-
Título: dc.titleContributo das técnicas de análise fatorial para o estudo do programa "ocupação científica de jovens nas férias"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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