A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorAparício, João Carlos Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2535-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelo de repositório digital de recursos educativos, no contexto de uma biblioteca escolar do ensino básico e secundário. Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, analisamos o processo de criação e organização de um protótipo de repositório digital, integrado no conjunto de outros serviços de informação da biblioteca, como o catálogo bibliográfico em linha e ferramentas da Web 2.0. Para além de se contextualizarem os procedimentos envolvidos, desde a fase de instalação e parametrização da plataforma DSpace até à definição de políticas de validação e controlo da qualidade dos conteúdos depositados, são também caracterizados os hábitos e perceções de professores e alunos quanto ao acesso e uso de tecnologias digitais e recursos de informação nas atividades de ensino e aprendizagem. Com os resultados desta investigação, os serviços de informação da biblioteca escolar são reequacionados no sentido de melhor corresponderem à necessidade de captura, organização e preservação de objetos em formato digital, num quadro de incentivo à partilha e reutilização de recursos educativos, formação de comunidades de prática e desenvolvimento de competências de literacia da informação.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to propose a model of a digital educational resources repository, in the context of a school library. Following an Action-Research methodological approach, it explores the possibility of articulating digital repositories with other information management and dissemination services in the digital environment, such as the online public access catalog and some Web 2.0 tools. In addition to contextualize the inherent procedures to the creation and development of a digital repository prototype, from the installation and customization of the DSpace platform to the definition of validation and quality control policies, habits and perceptions of teachers and students are featured in regarding the access and use of digital technologies and learning resources. With the results of this investigation, the information services of the school library are redefined to better meet the requirements of capture, organization and preservation of digital documents, promoting the reuse and sharing of educational resources, the creation of communities of practice and the development of information literacy skills.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectRepositórios digitais-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectCatálogos-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma DSPACE-
Palavras-chave: dc.subjectDigital repositories-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool libraries-
Palavras-chave: dc.subjectOPAC-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Título: dc.titleA biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.