Vamos pegar o mundo com as nossas mãos : um projeto artístico-educativo num jardim de infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.creatorMontez, Rosa Maria da Anunciação-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:58:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:58:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2340-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de investigação apresentado insere-se na área das Ciências da Educação no campo da Arte e Educação. Centra-se no projeto de intervenção artístico-educativo desenvolvido num jardim de infância, Vamos pegar o mundo com as nossas mãos - II Festival de Ilustração do Conto Infantil de Vale de Santarém, desenvolvido no ano letivo 2009/2010, o qual foi aberto à participação de toda a comunidade educativa. Com este estudo pretendemos fundamentar, descrever, analisar e avaliar o impacto do projeto, associando-o aos fatores de relevância e de participação junto de crianças da educação-pré-escolar, de alunos do 1º ciclo, de alunos estagiários de educação básica, e ainda das famílias e da comunidade. De modo a que o projeto de intervenção se constituísse como objeto de estudo e, simultaneamente, como um instrumento de reflexão e de aprofundamento crítico sobre uma prática, o estudo empírico teve uma natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. Os procedimentos e os instrumentos aplicados na recolha de dados permitiram uma informação em profundidade. Documentos, artefactos e entrevistas mereceram uma análise e interpretação minuciosas, a partir das quais sobressaíram elementos significativos para o nosso estudo. À luz desta análise e interpretação dos dados, emergiram resultados que evidenciam o forte impacto que o projeto de intervenção artístico-educativo obteve junto dos participantes e da comunidade. A partir dele, (1) reconhece-se a importância das expressões artísticas no desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças; (2) identifica-se o papel impulsionador de aproximação da comunidade ao jardim de infância e à escola; (3) confirma-se enquanto exemplo inovador de uma praxis criativa e fecunda no campo da educação pré-escolar, do primeiro ciclo do ensino básico, bem como na formação de docentes de educação básica. Finalmente, através de um processo mais fino de busca de significados, de condensação e de síntese sobre os dados obtidos, traduzimos o impacto do projeto numa representação iconográfica que pretende expandir e iluminar os conceitos emergentes desta investigação.-
Descrição: dc.descriptionThis research work here presented is inside the area of Sciences Of Education, in the field of art and education. It focuses on the artistic-educational intervention project developed in a kindergarten: ―Let's take the world with our hands - II Children’s Stories illustration Festival held in Vale de Santarém. It was developed in the academic year of 2009/2010 and implied the participation of the entire educational community. With this study we aim to explain, describe, analyse and assess the project impact in this community, through the association of factors of relevance and participation of children from pre-school, primary school, training teachers, and of families and the community. In order for the intervention project to be, at the same time, the object and the instrument of reflection about a practice, the empirical study had a descriptive and interpretative nature, centred on a qualitative methodology. Procedures and instruments applied in data collection have enabled in-depth information. Documents, artefacts and interviews deserved a detailed analysis and interpretation, from which we retained significant elements for our study. The data analysis and interpretation showed a strong impact of the artistic-educational intervention project on the participants and the community. It: (1) recognizes the importance of artistic expressions in the development, learning and welfare of children; (2) identifies the role as a school/ community's promoter; (3) it is confirmed as a ground breaking example of creative praxis and fruitful in the field of pre-school education, primary school, as well as in the training of teachers in Basic Education. Finally, through a process of searching for meanings and synthesis on the data obtained, we translated the impact of the project through an iconographic representation that aims to expand and enlighten the concepts that emerged from this research.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-primária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFestivais-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectExposições-
Palavras-chave: dc.subjectCriação artística-
Palavras-chave: dc.subjectSantarém-
Palavras-chave: dc.subjectArt and education-
Palavras-chave: dc.subjectPre-school education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation through art-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic and educational project-
Palavras-chave: dc.subjectChildren’s stories illustration festival-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic expressions-
Título: dc.titleVamos pegar o mundo com as nossas mãos : um projeto artístico-educativo num jardim de infância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.