Comunidades de educação e inovação na sociedade digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:58:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:58:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2330-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2330-
Descrição: dc.descriptionNo presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we propose an approach of models and activities of participation and collaborative mediation in online education and innovation in the Digital Society, addressed to the pedagogical change in the scaffolding development of individual and collective social and cognitive representations of learning and knowledge communities. In this framework, we analyse the scaffolding development routes and also the receptiveness of the cultural landscapes and knowledge narratives, particularly of the blurring of boundaries between formal and informal education. This is namely through the pedagogy of participation in social and cognitive mediation practices, as a means for the development and sustainability of innovation processes. This study is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://eft.educom.pt-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de inovação-
Palavras-chave: dc.subjectMudança pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAndaimagem social e cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da participação e mediação colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation communities-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical change-
Palavras-chave: dc.subjectSocial and cognitive scaffolding-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy of participation and collaborative mediation-
Título: dc.titleComunidades de educação e inovação na sociedade digital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.