A comunicação intercultural é uma utopia?

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Autor(es): dc.creatorSequeira, Rosa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2164-
Descrição: dc.descriptionAs competências culturais no ensino de línguas surgem frequentemente associadas a palavras atrativas como “tolerância” e “cidadania” que não só se relacionam com o domínio das competências de comunicação como também pressupõem a dimensão de comportamentos ligada à consciência social. A minha comunicação analisa numa primeira fase as opções curriculares e legislativas que intentam concretizar este programa, a que não é alheio a “socialização terciária”, isto é, a integração dos indivíduos no mundo social fora das fronteiras nacionais. Numa segunda fase, discute alguns pressupostos e contradições do discurso e dos documentos reguladores que definem e intentam aplicar a competência plurilingue e pluricultural (como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa) num difícil equilíbrio entre conteúdos estritamente comunicativos por um lado e entre competências educacionais por outro.-
Descrição: dc.descriptionCEMRI-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAIL/Através Editora-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Título: dc.titleA comunicação intercultural é uma utopia?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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