Processos de comunicação e aprendizagem em e-learning

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, António Quintas-
Autor(es): dc.creatorMendes, Maria de Balsamão Venceslau Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2158-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-learning apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho é apresentada uma investigação, realizada no Second Life®, na unidade curricular de Comunicação Educacional, dos Mestrados em Comunicação Educacional Multimédia e em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. A unidade curricular decorreu durante o 2º semestre do ano lectivo de 2008/09 e envolveu duas turmas, num total de 50 estudantes. Foi desenhada a partir de actividades que decorriam em ambientes assíncronos como o Moodle e Wikis, em que os estudantes trabalharam, em pequenos grupos, matérias relevantes no domínio das Tecnologias Cognitivas e da Comunicação Mediatizada por Computador. Após esse trabalho, em ambientes assíncronos, os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, com o objectivo de organizar um Congresso Virtual, a decorrer nesse ambiente. Para a realização da experiência pedagógica, subjacente a este estudo, foi criado um ambiente virtual de aprendizagem no Second Life®, estruturado considerando princípios pedagógicos de uma comunidade. Incluía tipos distintos de espaços: um campus virtual com salas de aula, espaços colaborativos, espaços de trabalho e construção em SL, um auditório de conferências e espaços de lazer. Descrevemos os recursos pedagógicos e as ferramentas disponíveis no Second Life®, o modo como os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, o recurso ao SLOODLE, as actividades no Second Life®, a realização do Congresso Virtual e o modo como os estudantes realizaram, prepararam, avaliaram e discutiram as suas apresentações. A avaliação foi feita através da realização de entrevistas, da passagem de questionários e da análise dos materiais produzidos. Três questões orientaram essa avaliação: a) Como se caracteriza o SL do ponto de vista da comunicação relacional e social e como se diferencia da interacção noutros ambientes virtuais de aprendizagem. b) como se caracterizam os processos pedagógicos no SL e em que se diferenciam dos de outros ambientes virtuais de aprendizagem. c) Qual o potencial de um ambiente virtual como o Second Life para a Educação a Distância e para o E-learning e como se poderá articular com ambientes textuais assíncronos como o Moodle.-
Descrição: dc.descriptionThis work is about an investigation, conducted in the course of the Educational Communication Masters in Multimedia Educational Communication and E-learning Pedagogy at Universidade Aberta. The course took place during the 2nd semester of the academic year 2008/09 and involved two virtual classes, with 50 students. It was designed from activities that occured in asynchronous environments such as Moodle and wikis in which students worked in small groups, relevant subjects in the field of Cognitive Technologies and Computer-Mediated Communication. After that work, in asynchronous environments, the students were introduced to Second Life in order to organize a Virtual Congress taking place in this environment. For this study, it was created a virtual learning environment in Second Life, considering structured pedagogical principles of a community. It included different kinds of spaces: a virtual campus with classrooms, collaborative spaces, workspaces, and auditorium, conference and leisure facilities. We describe the learning resources and tools available in Second Life, how students were introduced to the SL, the use of SLOODLE, activities in Second Life, the Virtual Congress and how students performed, prepared, evaluated and discussed their presentations. The evaluation of the experiment was done by conducting interviews, the passage of questionnaires and analysis of produced materials. Three questions guide this assessment: How is Second Life characterized in terms of communication and social setting and how it differs from the interaction other virtual learning environments. How to characterize the pedagogical processes in SL and wich way do they differ from other virtual learning environments. What is the potential of a virtual environment like Second Life for Distance Education and E-learning and how they may coordinate with textual asynchronous environments such as Moodle.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino virtual-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectSecond life-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectSLOODLE-
Palavras-chave: dc.subject3D virtual learning environments-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual campus-
Palavras-chave: dc.subjectImmersive learning environments-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual worlds-
Palavras-chave: dc.subjectMetaverse-
Palavras-chave: dc.subjectMUVE-
Título: dc.titleProcessos de comunicação e aprendizagem em e-learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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