A biblioteca escolar na formação inicial de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Helena Dias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2147-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e BIbliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA implementação de uma rede de bibliotecas escolares em Portugal conta com mais de uma dezena de anos, e importantes alterações se têm vindo a processar nas nossas escolas, quer em termos de uma nova visão em relação a esse espaço físico, quer no que se refere à integração da biblioteca escolar na vida da escola e na articulação curricular. Todavia, para muitos professores a biblioteca continua ainda a ser um elemento marginal no trabalho pedagógico, desconhecendo as suas potencialidades. Este facto resulta, entre vários aspectos, de lacunas em termos da formação de professores. Mas neste novo contexto, que noção têm os professores mais novos, em formação ou recém-formados, sobre a Biblioteca Escolar, sobre o seu papel e objectivos? Esta dissertação foi assim orientada no sentido de identificar e de analisar a forma como a Biblioteca Escolar está presente na formação inicial de professores. Para cumprir esse propósito, foi feito o levantamento das menções à Biblioteca Escolar e ao trabalho colaborativo com o professor bibliotecário nos programas dos Cursos de Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico de uma Escola Superior de Educação do país. Foram ainda realizadas entrevistas a docentes e inquéritos a alunos desta instituição, com o objectivo de conhecer as abordagens à Biblioteca Escolar na prática. Dos dados recolhidos, conclui-se que as menções à Biblioteca Escolar nos programas apenas se reportam às Unidades Curriculares de Literatura. Contudo, as entrevistas com os docentes e as respostas dos alunos levam a concluir que a Biblioteca Escolar é mencionada na prática diária com os futuros professores, encarando-a sobretudo como centro de recursos e como organizadora de actividades ligadas à promoção da leitura.-
Descrição: dc.descriptionMore than ten years have passed since the implementation of the school libraries network in Portugal and significant changes have occurred in our schools, either concerning a new vision about school libraries physical space or about their integration in the school life and also concerning curricular interrelationship. Nevertheless, for many teachers, the library is still seen as a marginal element in their pedagogical work, since its role is still unknown. This is the result, among other reasons, of some gaps in teacher professional training. However, with this new context, what do younger teachers (still in its professional training) think about the school library, its role and objectives? The focus of this dissertation has been oriented to find out what importance school library has been given in teacher training. We have conducted a survey with the purpose to identify what kind of references school libraries have in teacher training curricular programs in a School for Teacher Education in Portugal. Some interviews to the teachers and inquiries to the students of this institution have been carried out, with the purpose to understand how school libraries are integrated in to practice. The survey led us to the conclusion that the school library is mentioned only in the programs of Literature. However, the interviews and the inquiries have elucidated that the school library is also mentioned in daily practice with the future teachers, even though the SL is regarded mainly as a resource center and as an organizer of reading events.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCursos universitários-
Palavras-chave: dc.subjectInformação/bibliotecas,papel-
Palavras-chave: dc.subjectPerceção-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular integration-
Título: dc.titleA biblioteca escolar na formação inicial de professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.