Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:57:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:57:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2105 | - |
Descrição: dc.description | O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a conceber e aplicar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que explorem a mediação tecnológica até aos limites do que as TICs podem efetivamente oferecer. Desta forma novos modelos pedagógicos virtuais têm vindo a ser desenvolvidos e aplicados pelas instituições de EaD na sua oferta de formação superior graduada e pós-graduada. Neste ensaio os autores propõe-se descrever o Modelo Pedagógico Virtual concebido e adotado pela Universidade Aberta e aplicado na lecionação de toda a sua oferta pedagógica, dando-se aqui especial ênfase ao ensino e treino de competências de expressão gráfica digital no contexto do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual ministrado em regime EaD online. Os autores descrevem um conjunto de estratégias pedagógicas concebidas e exploradas neste contexto em duas disciplinas deste mestrado visando promover a interação online do tipo professor-estudante mas sobretudo entre estudantes que integram uma turma virtual, fator essencial para que a ensino-aprendizagem colaborativa aconteça. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | GESTO Cooperativa Cultural, CRL | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão gráfica digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atelier virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino online | - |
Título: dc.title | Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: