A Web 2.0 nas bibliotecas escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrulas, Joaquina-
Autor(es): dc.creatorSilva, Zélia Maria Delgado da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2102-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade actual, a informação constitui-se como elemento chave da vida eco-nómica, social, cultural e política e o seu acesso condiciona o percurso individual e co-lectivo dos cidadãos. A informação tornou-se um instrumento indispensável aos indiví-duos, que se querem activos, participantes, críticos e úteis nesta sociedade, cada vez mais exigente e competitiva. Este crescente reconhecimento da importância da informação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e as novas possibilidades que o advento da Web 2.0 trouxe exigem transformações profundas ao nível da educação a que as bibliotecas esco-lares não podem ficar alheadas. Partindo destas premissas, o presente trabalho teve como objectivos conhecer a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 no contexto educacional, averiguar em que medida a sua utilização pode influenciar o cumprimento da missão das bibliotecas esco-lares e conhecer o nível de implementação deste tipo de ferramentas nas escolas com 3º ciclo e/ou secundário da área de influência da Direcção Regional de Educação do Alen-tejo. A documentação consultada e a análise de exemplos de aplicação permitiram-nos perceber que as ferramentas e serviços Web 2.0 têm, no seu conjunto, características e potencialidades que possibilitam às bibliotecas escolares cumprirem as diferentes ver-tentes da sua missão. Contudo, a análise dos dados obtidos através dos diferentes ins-trumentos de recolha utilizados revelou-nos que, em geral, as bibliotecas em estudo têm ainda um caminho a percorrer até conseguirem retirar todo o partido possível das ferra-mentas da Web 2.0. Constatámos, ainda, a existência de desequilíbrios tanto no que res-peita ao tipo de ferramentas e serviços da Web 2.0 utilizados pelas bibliotecas, como quanto aos propósitos com que os utilizam. Finalmente, apontamos vias de melhoria com vista a tornar a presença das biblio-tecas escolares na Internet colaborativa uma oportunidade para o desenvolvimento, nos alunos, das competências necessárias à sua participação activa na sociedade, ao longo da vida.-
Descrição: dc.descriptionIn nowadays society, information is established as a key element of economical, social, cultural and political life and its access conditions the individual and collective course of citizens. Information has become an essential tool to individuals who are sup-posed to be active, participant, critical and useful in this increasingly demanding and competitive society. This growing recognition of information importance in the individual and socie-ties’ development and the new possibilities that the Web 2.0’s arrival brought, demand new profound transformations at education level from what school libraries should not be alienated. Having in account these premises, this work aimed to know the Web 2.0 tools’ applicability in the educational context to find out in what way its use can influence the school libraries mission accomplishment and to evaluate the implementation level of this type of tools in basic and/or secondary schools in the region of Alentejo. The consulted documentation and the analysis of application examples’ allowed us to understand that the Web 2.0 tools and services have features and potentialities that make it possible for school libraries to fulfill the different aspects of their mission. However, the analysis of data obtained through the different gathering instruments used, revealed that in general, the libraries being studied still have a long way to go through until they are able to take full advantage of the Web 2.0 tools. We realized the existence of unbalances in what the Web 2.0 tools and services used in the libraries are concerned as well as in the purposes they are used for. Finally, we point out ways of improvement to make the presence of school librar-ies in the cooperative Internet an opportunity to develop the necessary competences in students towards a long life active participation in society.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0 tools-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative intelligence-
Título: dc.titleA Web 2.0 nas bibliotecas escolares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.