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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Martins, Amílcar | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Maria de São Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Jenny Gil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:57:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:57:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2097 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animador social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas idosas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seniors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervision/training | - |
Título: dc.title | A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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