A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria de São Pedro-
Autor(es): dc.creatorSousa, Jenny Gil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2097-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAnimador social-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições-
Palavras-chave: dc.subjectLar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas idosas-
Palavras-chave: dc.subjectEstágios-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectAnimation-
Palavras-chave: dc.subjectSeniors-
Palavras-chave: dc.subjectLifelong learning-
Palavras-chave: dc.subjectArts-
Palavras-chave: dc.subjectSupervision/training-
Título: dc.titleA formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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