Ensino e aprendizagem no contexto de um TEIP : a urgência de educar para e pela sociedade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaspar, Ivone-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Ana Rita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:57:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2086-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA relação entre o ensino e a aprendizagem e as características societais torna-se cada vez mais profunda e de maior interdependência, devido à democratização e expansão do acesso ao ensino, que originam a presença na escola de grande diversidade social e cultural. Dado o novo perfil dos públicos escolares, que se reflete num aumento do insucesso na sua aceção alargada (retenções, absentismo, indisciplina, violência), a escola deve assumir a sua quota-parte na redução da exclusão escolar e social, por meio de ações que atenuem aqueles problemas, designadamente pelo questionamento da “forma escolar” e da matriz pedagógica homogéneas que a caracterizam desde a sua fundação. Este estudo parte da conceção de que os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária são locais onde os problemas sociais, económicos e culturais se concentram e de que a escola, assumindo o seu papel de promotora da igualdade social face à educação e no âmbito da sua autonomia, deve optar por estratégias de ensino e aprendizagem integradoras da pluralidade de saberes dos alunos e, simultaneamente, que impulsionem o desenvolvimento de competências necessárias à sã convivência em comunidade, transformando a educação numa experiência social. O estudo empírico tem como contexto uma Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, em Setúbal, e com ele pretendemos identificar estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores numa turma do 7º ano, relacionar a utilização de estratégias enquadradas no paradigma interpessoal com o nível de inclusão dos alunos na escola e, finalmente, verificar efeitos das estratégias utilizadas na satisfação dos alunos relativamente aos ambientes de aprendizagem. Visto que se trata de um estudo de caso, em que são utilizadas metodologias associadas ao paradigma qualitativo, os seus resultados não são generalizáveis, mas poderão fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a contextos semelhantes, gerando melhorias no ensino.-
Descrição: dc.descriptionThe relationship between teaching and learning and its societal characteristics becomes more and more profound and assumes a greater interdependency, due to the democratization and expansion of learning access which originate the presence at school of a huge social and cultural diversity. Because of the new profile of the school public - which has its reflection in the ricing failure in its wider sense (failure in the learning process (flunking), absenteeism, indiscipline, violence) - school must take its share of responsibility in the reduction of school social exclusion by means of actions that reduce those problems, namely through questioning the “school form” and the pedagogic homogeneous matrix that characterize it since its foundation. This study starts assuming that the Educative Territories of Priority Intervention are places where the social, economic and cultural problems are centred and that school, assuming its part of promoter of social equality, as far as education is concerned and in the range of its autonomy, should choose teaching and learning strategies that integrate the plurality of students‟ knowledge and at the same time give impulse to the development of the necessary skills for an healthy living in community , transforming education into a social experience. The empirical study has a school in Setúbal as a context and with it we not only intend to identify teaching and learning strategies used by teachers of a year 7 class, but to relate as well the use of strategies within the interpersonal paradigm with the level of inclusion of students in the school and finally we intend to check the effects of the strategies used in the satisfaction of the students in relation to the learning environments. Since this is a study of a case, in which methods associated to the qualitative paradigm are used, its results are not to be generalized but they may give some clues extrapolated and adaptable to similar contexts, generating teaching improvements.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPapel da escola-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectModelos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade de oportunidades-
Palavras-chave: dc.subjectExpansion and democratization of teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducative Territories of Priority Intervention-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning paradigms-
Palavras-chave: dc.subjectColaborative learning-
Palavras-chave: dc.subjectConstructive learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning models-
Título: dc.titleEnsino e aprendizagem no contexto de um TEIP : a urgência de educar para e pela sociedade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.