O “País da Costa Negra”: abordagem retrospetiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, João Luís-
Autor(es): dc.contributorCastro, Fátima Velez de-
Autor(es): dc.contributorVieira, António-
Autor(es): dc.contributorMartins, Bruno-
Autor(es): dc.creatorCanhota, Tiago-
Autor(es): dc.creatorPereira, Olegário Nelson Azevedo-
Autor(es): dc.creatorBastos, Rosário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/20157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20157-
Descrição: dc.descriptionPortugal é um país de vasta costa, sendo o mar um fator de atração e fonte de proventos. Importa, por isso, equacionar a questão dos riscos costeiros numa perspetiva histórica. Com esse propósito, abordam-se retrospetivamente (século XIX ao presente), as estruturas costeiras que contribuíram para mitigar os aludidos riscos, comparando com a atualidade. Para o efeito elegeram-se como indicadores: os portos/barras marítimos, os faróis e as instituições de socorros a náufragos. Através de dados provenientes de fontes históricas, de estudos históricos e acerca da geodinâmica litoral, bem como, da síntese apresentada no sítio da Autoridade Marítima Nacional, efetuou-se uma sinopse dos dados referentes aos 3 indicadores em apreço através da sua representação cartográfica e análise comparativa. Como resultados, verificou-se que com a chamada Revolução dos Transportes (meados de Oitocentos), Portugal passou a incorporar na sua frota navios a vapor de maior calado e tonelagem, para percursos do rio Tejo (1820), e viagens marítimas Lisboa/Porto/Lisboa (1823). Rotulado como o “país da costa negra”, as infraestruturas farolares e portuárias foram modernizadas para aumentar a segurança dessas viagens. Não obstante iniciativas anteriores, nos séculos XVIII e XIX, procedeu-se à (re)construção de 16 faróis no continente/ilhas. Destes 16 faróis, existem atualmente 47. Também no século XIX intervencionaram-se 18 portos continentais/insulares, subsistindo 28. Avançou-se ainda na assistência aos náufragos. Da Real Casa d’ Asylo dos Naufragados (1828) ao Real Instituto de Socorros a Náufragos. Na atualidade integra 27 Estações Salva-Vidas. Pelo exposto se infere que, historicamente, a segurança da navegação marítima foi tema de preocupação junto das autoridades. A intervenção nos portos/barras, bem como o aumento da rede farolar e dos equipamentos de socorros a náufragos, é disso testemunho. Fica delineado, em traços gerais, a evolução da proteção concedida a mareantes. Sobreleva-se a importância da análise retrospetiva para melhor fundamentar o conhecimento do presente e a respetiva gestão presente e futura porque, em boa verdade, só conseguimos gerir bem aquilo que melhor conhecemos.-
Descrição: dc.descriptionPortugal is a country with a vast coastline, with the sea being a factor of attraction and a source of income. It is therefore important to consider the issue of coastal risks from a historical perspective. For this purpose, the 19th century coastal structures that contributed to mitigating the risks are discussed. The following indicators were therefore chosen: seaports/bars, lighthouses, and institutions that help shipwrecked people. Labelled as the “country of the black coast”, Portugal modernized the lighthouse and port infrastructures to increase the safety of sea travel. Despite previous initiatives, in the 19th century 19 lighthouses were (re)constructed on the mainland/islands. In the same century, 18 continental/island ports underwent renovation works. Finally, progress was made in assisting shipwrecked people with the establishment of the Portuguese Institute for Lifesaving (1892). From the above, it can be inferred that, historically, the safety of maritime navigation has been a topic of concern for the authorities. The intervention in ports/harbours and the increase in the lighthouse network and equipment for shipwreck rescue are evidence of this. The importance of retrospective analysis is emphasized to better support current knowledge and current and future management because, in truth, we can only manage well what we know best.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança-
Relação: dc.relationhttps://www.riscos.pt/publicacoes/sec/volume-15/-
Direitos: dc.rightsN/A-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes marítimos-
Palavras-chave: dc.subjectPortos-
Palavras-chave: dc.subjectFaróis-
Palavras-chave: dc.subjectNáufragos-
Palavras-chave: dc.subjectMaritime transport-
Palavras-chave: dc.subjectHarbours-
Palavras-chave: dc.subjectLighthouses-
Palavras-chave: dc.subjectShipwrecks-
Título: dc.titleO “País da Costa Negra”: abordagem retrospetiva-
Título: dc.titleThe “Black Coast Country”: retrospective approach-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.