Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Chissico, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Paz, João | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20152 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve uma investigação conducente à obtenção do grau de mestre em Pedagogia de eLearning. Os autores apresentam e discutem uma experiência moçambicana de uso de dispositivos móveis na formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primário e educadores de adultos. No artigo analisam-se as limitações técnico-metodológicas e didáticas da equipa pedagógica da instituição provedora e dos implementadores ao nível das províncias, dos distritos e das escolas; analisam-se igualmente as limitações tecnológicas encontradas nos locais de residência e de trabalho dos potenciais candidatos à formação e confrontam-se os resultados desta análise com a pretensão do uso dos tablets e smartphones na implementação de um curso de formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primários e educadores de adultos. Neste contexto, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito de um projeto para promover o impacto positivo do uso dos dispositivos móveis na formação dos professores, via Educação a distância. Este estudo permitiu concluir, entre outros aspetos, que embora os professores conheçam as vantagens pedagógicas do m-learning, necessitam da formação para o uso dos dispositivos móveis na aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This article describes research conducted to obtain the master degree on e-learning pedagogy. The authors present and discuss a Mozambican experience of using mobile devices in on-the-job and distance training of Primary and Secondary Education teachers. adult educators. The article analyses the technical-methodological and didactic limitations of the pedagogical team of the provider institution and the implementers at provincial, district and school level; it also reports about the technological shortcomings and confronts the results of the analysis with the intention of using tablets and smartphones in the implementation of a course on-the-job and distance training for primary school teachers and adult educators. In the context of this analysis, a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study was carried out in the context of a project aiming to promote the positive impact of the use of mobile devices in the training of Primary Education teachers and practicing adult educators, through Distance Education. This study led to the conclusion, among other aspects, that although teachers are aware of the pedagogical advantages of m-learning, they need training for the use of mobile devices in learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39020 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores em exercício | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | In-service teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
Título: dc.title | Desafios de um modelo de formação de professores em exercício baseado em dispositivos móveis em Moçambique: um projeto com futuro? | - |
Título: dc.title | Challenges of a mobile-based in-service teacher training model in Mozambique: a project with a future? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: