Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Luísa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20146 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Num contexto global pautado pela imprevisibilidade e pela mudança, a Escola e, em particular, as Bibliotecas Escolares, podem oferecer-se como agentes relevantes. Face a esta pertinência e, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, este estudo centrou-se na Liderança que as Bibliotecas Escolares podem assumir enquanto estruturas de gestão intermédia e na Mudança e Inovação desenvolvidas. Foram definidos como objetivos específicos: Caraterizar a ação exercida pelo PB/ Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar; Conhecer a perceção que a Comunidade Educativa tem sobre a ação exercida pelos responsáveis pela BE, nomeadamente, ao nível da Liderança; Analisar o contributo da Biblioteca Escolar no que concerne aos processos de mudança e inovação desenvolvidos no Agrupamento. A partir de uma abordagem qualitativa de dois Agrupamentos, realizou-se um Estudo de Caso recorrendo à análise documental dos Projetos Educativos, à análise estatística descritiva de questionários mistos aplicados aos Conselhos Gerais e à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores Bibliotecários e Diretores. As conclusões indicam-nos que a Liderança exercida pela Biblioteca Escolar sustenta-se na colaboração, na disseminação da ação e das ideias e em deter uma coleção digna. Requer aos PB formação, cultura geral, amplitude mental e intelectual, conhecimento do agrupamento, flexibilidade para gerir múltiplas tarefas e capacidades de interagir e comunicar. Os processos de mudança e inovação recaem nas soluções encontradas para os desafios que surgem, na criação e desenvolvimentos de projetos em articulação com entidades, na participação em projetos promovidos pela RBE/PNL e na colaboração de outros desenvolvidos no agrupamento. | - |
Descrição: dc.description | In a global context characterised by unpredictability and change, Schools, and School Libraries in particular, can offer themselves as relevant agents. Given this relevance, and within the scope of the Master’s Degree in Educational Administration and Management, this study focused on the Leadership that School Libraries can assume as Middle Management structures and on the Change and Innovation they develop. The specific objectives defined were: To characterise the role played by the Teacher Librarian/ Coordinator of the School Library team. To find out the Educational Community’s perception of the role played by those responsible for the School Library, namely in terms of Leadership. To analyse the contribution of the School Library to the processes of Change and Innovation developed in the School Cluster. Based on a qualitative approach to two School Clusters, a Case Study was carried out using documentary analysis of the Educational Projects, descriptive statistical analysis of mixed questionnaires applied to the General Councils and content analysis of semi-structured interviews conducted with Teacher Librarians and Directors. The conclusions indicate that the Leadership exercised by the School Library is based on collaboration and the dissemination of actions and ideas, as well as maintaining a worthy collection. Teacher Librarians are required to have training, general culture, mental and intellectual broadness, knowledge of the school cluster, the flexibility to manage multiple tasks, and the ability to interact and communicate. Processes of change and innovation lie in finding solutions to arising challenges, creating and developing projects together with organisations, participating in projects promoted by the RBE/ PNL and collaborating with other projects developed in the School Cluster. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão intermédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Change | - |
Título: dc.title | O papel da biblioteca escolar na liderança e nos processos de inovação e mudança: estudo de caso em dois agrupamentos do concelho de Vila Franca de Xira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: