
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faria, Luisa Leal de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20141 | - |
| Descrição: dc.description | When recently reading an autobiographical text by a young English writer, published in 2018, I was struck with a growing difficulty in working out the meanings of countless references that crop up in every page, connected with places, media productions, public personalities and events that make up the daily life of a social group within the Millennial generation. I then tried to isolate the layers of incomprehension that obscured several cultural meaning, and found that one might be due to a generational difference, another to the persistence or the coming back of some gender conventions that were supposed to have been overcome after the turn of the century, and lastly, another might be due to specific meanings given to places that become embedded in trends and fashions specific to very local and socially restricted groups. Although not invested with earthshattering meanings, these cultural gaps are significant, and to try to bridge them may help bring different generations closer, offer a better understanding of gender roles in contemporary society, and stress the relevance of the local in a globalised world | - |
| Descrição: dc.description | Ao ler, recentemente, um texto autobiográfico publicado em 2018, de autoria de uma jovem escritora inglesa, vi-me confrontada com um conjunto de dificuldades de interpretação relacionadas com inúmeras referências a lugares, produções televisivas, personalidades públicas e acontecimentos que pautam a vida quotidiana de um grupo social pertencente à geração “Millennial”. Procurei então isolar os diferentes níveis de incompreensão que obscureciam diferentes significados culturais, e identifiquei três: um, possivelmente devido à diferença de gerações, outro à persistência ou ao regresso de algumas convenções de género que pareciam ultrapassadas na viragem do século e, por último, o conjunto de significados atribuídos a lugares e a espaços por grupos sociais específicos que reflectem tendências e modas. Embora estas questões não tenham importância decisiva na interpretação cultural, tentar negociar os seus significados poderá ajudar a aproximar gerações diferentes, oferecerum melhor entendimento dos papeis de género na sociedade contemporânea, e sublinhar a relevância do local no mundo globalizado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/adastra/article/view/348 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ageism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Localism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Millennials | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural gaps | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Idadismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Localismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fissuras culturais | - |
| Título: dc.title | Cultural lags: ageism, sexism, localism: a cultural agenda for Europe in the Twenty First Century | - |
| Título: dc.title | Desacertos culturais: idadismo, sexismo, localismo: uma agenda cultural para a Europa no século XXI | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: