Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Shivanand | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Noguera, Ingrid | - |
Autor(es): dc.creator | Sepúlveda-Parrini, Paloma | - |
Autor(es): dc.creator | Hernandez-Leo, Davinia | - |
Autor(es): dc.creator | Alkhasawneh, Shata N. | - |
Autor(es): dc.creator | Spilker, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Isabel Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20111 | - |
Descrição: dc.description | Based on flipped learning, digital competence, and inclusive instructional design, this study employs a mixed-method approach (quantitative and qualitative) to evaluate the pilot and involves academics from six European universities. Teacher participants co-designed and implemented flexible learning scenarios using the FLeD tool, which integrates pedagogical patterns, scaffolding strategies, and playful features. Using a mixed-methods research approach, this study collected and analyzed data from 34 teachers and indirectly over 800 students. Results revealed enhanced student engagement, self-regulated learning, and pedagogical innovation. While educators reported increased awareness of inclusive teaching and benefited from collaborative design, challenges related to tool usability, time constraints, and the implementation of inclusivity also emerged. The findings support the effectiveness of structured digital tools in promoting pedagogical transformation in online, face-to-face, and hybrid learning. This study contributes to the discussion on the digitalization of higher education by illustrating how research-informed design can enable educators to develop engaging and flexible inclusive learning environments in line with the evolving needs of learners and the opportunities presented by technology. | - |
Descrição: dc.description | This research has been funded by the FLeD Project, which was co-founded by Erasmus+ under project grant 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250. This publication reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein. And the APC was funded by Universidade Aberta (Portugal) and Universitat Autònoma de Barcelona (Spain), through the FLeD Project, which was co-founded by Erasmus+ under project grant 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Relação: dc.relation | 2022-1-ES01-KA220-HED-00008525 | - |
Relação: dc.relation | Higher Education | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2227-7102/15/7/934 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | learning design | - |
Palavras-chave: dc.subject | flexible learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | flipped learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational technologiess | - |
Título: dc.title | Flexible learning by design: enhancing faculty digital competence and engagement through the FLeD project | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: