Universidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy brief

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Fátima-
Autor(es): dc.creatorCastro, Hermano Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/20061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20061-
Descrição: dc.descriptionAcaba de ser publicado o Policy Brief Universidade Intercultural dos Povos: Articulando Saberes para Vidas Sustentáveis e Justas Autoria: Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal que resulta do pós-doutoramento da investigadora realizado na ENSP/FIOCRUZ no âmbito do Programa CAPES-PRINT. O documento assenta num processo participativo e intercultural, desenvolvido com povos originários e comunidades tradicionais em dois territórios: Brasil: Parque Nacional da Serra da Bocaina e Serra do Mar, com o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS/FIOCRUZ); Portugal: Serras da Gata e da Malcata, com base em Vilar Maior. Prevê-se que esta articulação se amplie a outros contextos nacionais e internacionais. Com base em epistemologias plurais e inspirada nas cosmologias do Buen Vivir e da saúde coletiva, a Universidade Intercultural dos Povos (UIP) propõe: Co-produzir conhecimento com comunidades e territórios como resposta às desigualdades em saúde e ambiente; Democratizar os saberes indígenas, tradicionais e locais no ensino superior; Valorizar a natureza como sujeito de cuidado, reciprocidade e pertença. O Policy Brief identifica desafios centrais para esta transformação: Barreiras à inclusão de saberes não-hegemónicos na academia e nas políticas públicas Falta de reconhecimento formal dos conhecimentos locais Sub-representação das comunidades nas decisões que afetam os seus modos de vida Por isso, avança com recomendações de política pública concretas: Apoio governamental à UIP como modelo de educação intercultural Legislação inclusiva para a proteção da sociobiodiversidade e dos direitos da natureza Investimento em inovação educativa Parcerias internacionais sólidas Reconhecimento dos saberes tradicionais e locais nas agendas de investigação e desenvolvimento sustentável Aceda ao documento completo através do link abaixo e junte-se à conversa sobre um futuro mais inclusivo e resiliente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Coimbra-
Relação: dc.relationLaboratory for Sustainable Land Use and Ecosystem Services-
Relação: dc.relationDCRRNI ID/LA/P/0092/2020/PT-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/10316/119320-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Título: dc.titleUniversidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy brief-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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