Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ponte, Nidia | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Vidal, Diogo Guedes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20059 | - |
Descrição: dc.description | O E-poster intitulado "Metodologia Participativa para o Diálogo Intercultural em Saúde no Contexto das Alterações Climáticas", da autoria de Nídia Ponte*, Fátima Alves* e Diogo Guedes Vidal*, foi aceite e apresentado no Encontro Ciência 2025, que decorreu entre os dias 9 e 11 de julho, em formato híbrido, no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho parte do reconhecimento de que as alterações climáticas intensificam desigualdades em saúde, afetando de forma desproporcionada grupos sociais vulneráveis. Em resposta a este desafio, é proposta uma abordagem metodológica participativa que visa o desenvolvimento de estratégias de diálogo intercultural entre profissionais de saúde dos cuidados primários e utentes de diferentes origens socioculturais. Enformado por uma metodologia mista, o estudo visa promover a resiliência comunitária e reforçar a justiça cognitiva. Os autores defendem que apenas através de metodologias sensíveis à diversidade cultural será possível contribuir para políticas públicas integrativas e sistemas de saúde mais preparados para responder aos impactos das alterações climáticas. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi apoiado pela Bolsa de Doutoramento 2024.01003.BD atribuída a Nidia Ponte pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.) Os autores agradecem o apoio da Unidade de I&D Centro de Ecologia Funcional - Ciência para as Pessoas e o Planeta (CFE), com a referência UIDB/04004/2025, financiada pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e do Laboratório Associado TERRA com a referência LA/P/0092/2020. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência 2025 | - |
Relação: dc.relation | Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet | - |
Relação: dc.relation | Laboratory for Sustainable Land Use and Ecosystem Services | - |
Relação: dc.relation | LA/P/0092/2020 | - |
Relação: dc.relation | https://app.encontrociencia.pt/exhibitors?category=1172 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Título: dc.title | Metodologia participativa para o diálogo intercultural em saúde no contexto das alterações climáticas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: