
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maior, Dionísio Vila | - |
| Autor(es): dc.contributor | Novo, Ana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Chenoll, Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Seara, Isabel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Childs, Jeffrey | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bello, Rosário Lupi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dix, Steffen | - |
| Autor(es): dc.creator | Moiteiro Marques, Miguel | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20047 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20047 | - |
| Descrição: dc.description | No presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM. | - |
| Descrição: dc.description | This paper focuses on a corpus of 520 master's theses presented to Portuguese public universities, distinguishing the disciplinary areas of Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) and Social and Human Sciences and Humanities (SHSH). The main goal was to analyse the language of communication, macrotextual structures, texts’ length and the use of resources such as figures and tables. Within the area of Text and Discourse Linguistics, several theoretical proposals by Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) and Swales (2004) were adopted. The results indicate different trends in the two main areas: use of Portuguese, adoption of structuring plans by topics and longer texts in SHSH, contrasting with the dominant use of English, the adoption of a mixed structuring plan and less extensive texts in STEM. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | Ciência e Cultura | - |
| Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/19838 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Título: dc.title | Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: