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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Jeferson Lisboa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20042 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20042 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo integra um Dossiê especial com o tema: “Técnica Delphi nas áreas de Educação e Linguagens”. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras. | - |
| Descrição: dc.description | The article Distance Education in Focus: Pedagogical Aspects and Other Essential Elements for the Quality of the Modality from the Delphi Perspective critically analyzes the foundations that sustain the quality of higher distance education, based on a study conducted within the scope of the Brazil International Distance Education Research Network. The research employed the Delphi technique, applied to specialists from Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, aiming to identify the structural elements of quality in this modality. The results reveal significant convergence around aspects such as adequate technological infrastructure, qualified pedagogical practices, effective digital inclusion policies, continuous teacher training, and a solid institutionalization of distance education. Despite the cultural and institutional specificities of each country, these elements are recognized as central to the consolidation of the modality. The analysis, however, emphasizes that the quality of distance education cannot be dissociated from broader societal disputes, being marked by tensions between a market-oriented logic and a commitment to the emancipation of subjects. It concludes that the legitimation of socially grounded quality in distance education requires articulated public policies anchored in equity, the valorization of teacher education, and the promotion of transformative pedagogical practices. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas | - |
| Relação: dc.relation | https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura tecnológica. Práticas pedagógicas. Inclusão digital. Formação docente. Qualidade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological Infrastructure. Pedagogical Practices. Digital Inclusion. Teacher Education. Social Quality | - |
| Título: dc.title | Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetiva | - |
| Título: dc.title | Distance education in focus: essential elements for quality in the modality from a delphi perspective | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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