
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Antonio Carlos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20034 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20034 | - |
| Descrição: dc.description | História e Literatura são campos matizados pela criticidade. O uso de fontes literárias como instrumento de resgate de memórias sobre guerras, crises e transformações reforça o recorte no século xx. Com abordagem qualitativa, a escolha recai sobre autoras que usaram as palavras como pontos críticos Ao escrever sobre idiossincrasias e contextos, Virginia Woolf (1882-1941) e Clarice Lispector (1920-1977) — na busca por autonomia e liberdade — apontam para interpretações de memórias individuais, familiares e coletivas. Transitam entre liberdade e autonomia, transgressões entre vagas feministas e situações extremadas. A escrita de ambas salienta a noção de perspectiva sobre o desconhecido e o devir. Entre lugares e angústias transcritas em romances, contos e ensaios revelam os paradoxos de tempos vividos, além de incessantes devaneios em busca de liberdade. | - |
| Descrição: dc.description | History and Literature are fields nuanced by criticism. The use of literary sources as an instrument for rescuing memories about wars, crises and transformations reinforces the focus on the 20th century. With a qualitative pproach, the choice falls on authors who used words as critical points. When writing about idiosyncrasies and contexts, Virginia Woolf (1882-1941) and Clarice Lispector (1920-1977) — in the search for autonomy and freedom — point to interpretations of individual, family, and collective memories. They transit between freedom and autonomy, transgressions between feminist waves and extreme situations. The writing of both authors highlights the notion of perspective on the unknown and the future. Between places and anguish transcribed in novels, short stories and essays reveal the paradoxes of lived times, in addition to incessant daydreams in search of freedom. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) | - |
| Relação: dc.relation | https://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/358 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminismos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memories | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminisms | - |
| Título: dc.title | Devaneios e memórias escritas: literatura como ponte para o (des)conhecido | - |
| Título: dc.title | Daydreams and written memories: literature as a bridge to the (un)known | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: