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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Luísa Figueiras Dias da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/20020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/20020 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A presente tese aborda o desenvolvimento psicossocial de jovens estudantes do ensino profissional em Portugal, um subsistema de ensino que oferece uma alternativa prática ao ensino científico-humanístico. A investigação analisa os desafios enfrentados pelos jovens no contexto das rápidas mudanças sociais e económicas, que afetam o seu ajustamento psicossocial e a sua inserção no mercado de trabalho. Questões como desigualdade de oportunidades, papel da família e influência da escola são discutidas no processo de construção da identidade e da autoestima. A pesquisa propõe um referencial de intervenção social e escolar para o ensino profissional, destacando a importância da promoção do bem-estar, da igualdade de oportunidades e da sustentabilidade social no contexto educativo. Este tema é explorado sob uma nova perspetiva, que procura soluções práticas e estratégicas para os problemas enfrentados pelos jovens. O objetivo geral dos trabalhos foi desenvolver um referencial de intervenção social e escolar para promover o desenvolvimento integral e a integração socioeducativa dos jovens em escolas profissionais. Em termos metodológicos utiliza-se uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), com recolha de dados em duas escolas profissionais da zona centro de Portugal. Os instrumentos incluem grupos de discussão, escalas de desenvolvimento psicossocial e inquéritos aplicados aos estudantes, analisados com o software SPSS 20.0. Os resultados destacam a necessidade de intervenções estratégicas para promover resiliência, autoestima e identidade positiva nos jovens, reforçando a integração escolar e facilitando a transição para o mercado de trabalho. As Linhas Gerais Orientadoras de uma Proposta de Referencial de Intervenção Social e Escolar em Contexto Educativo tem quatro domínios: educativo, psicológico, competências sociais e familiar. Cada domínio aborda aspetos como desmotivação escolar, baixa autoestima, dificuldades relacionais e desestruturação familiar. A intervenção sugerida é multidisciplinar, aplicada ao longo do ano letivo, visando melhorar o relacionamento interpessoal e o sucesso educativo dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | This thesis addresses the psychosocial development of young students in vocational education in Portugal, an educational subsystem that offers a practical alternative to scientific-humanistic education. The research analyses the challenges faced by young people in the context of rapid social and economic changes, which affect their psychosocial adjustment and their insertion into the labour market. Issues such as inequality of opportunities, the role of the family and the influence of school are discussed in the process of building identity and self-esteem. The research proposes a framework for social and school intervention for professional education, highlighting the importance of promoting well-being, equal opportunities and social sustainability in the educational context. This theme is explored from a new perspective, which seeks practical and strategic solutions to the problems faced by young people. The general objective of the work was to develop a framework for social and school intervention to promote the integral development and socio-educational integration of young people in vocational schools. In methodological terms, a mixed approach (quantitative and qualitative) is used, with data collection in two professional schools in the central area of Portugal. The instruments include discussion groups, psychosocial development scales and surveys applied to students, analyzed with SPSS 20.0 software. The results highlight the need for strategic interventions to promote resilience, self-esteem and positive identity in young people, reinforcing school integration and facilitating the transition to the labor market. The General Guidelines for a Proposal for a Social and School Intervention Framework in an Educational Context have four domains: educational, psychological, social skills and family. Each domain addresses aspects such as school demotivation, low self-esteem, relational difficulties and family breakdown. The suggested intervention is multidisciplinary, applied throughout the school year, aiming to improve interpersonal relationships and the educational success of students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento psicossocial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referencial de intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Social e Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychosocial development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework of intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Sustainability and Development | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento psicossocial de jovens estudantes do ensino profissional: um referencial sustentável de intervenção social e escolar em contexto educativo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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