Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Filipa Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Estadieu, Gérald | - |
Autor(es): dc.contributor | Ng, Sandra Olga | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinha, Daniel Filipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Caires, Carlos Sena | - |
Autor(es): dc.contributor | Marcos, Adérito | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Selma Eduarda Moita da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
Autor(es): dc.creator | Maneira, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19990 | - |
Descrição: dc.description | As narrativas digitais pessoais emergem como uma ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem online, promovendo a interação cultural e permitindo que as histórias individuais sejam integradas num contexto educativo global. Este artigo explora o impacto das narrativas digitais pessoais em ambientes de e-learning, com ênfase no seu contributo para a sustentabilidade cultural e a promoção de metodologias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Através de uma revisão da literatura e da análise de artefactos, propõe-se analisar a importância das narrativas pessoais no ensino e aprendizagem online, destacando o seu potencial para fomentar a interação cultural, a preservação do património imaterial e a construção de identidades, visando trazer para discussão o papel central que as narrativas podem desempenhar na transformação do ensino superior online, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e adaptada às realidades contemporâneas. | - |
Descrição: dc.description | Personal digital narratives have emerged as an innovative tool in online teaching and learning, fostering cultural interaction and enabling individual stories to be integrated into a global educational context. This article explores the impact of personal digital narratives in e-learning environments, emphasizing their contribution to cultural sustainability and the promotion of more inclusive and diversified pedagogical methodologies. Through a review of the literature and analysis of artifacts, this study aims to examine the significance of personal narratives in online teaching and learning, highlighting their potential to enhance cultural interaction, preserve intangible heritage, and shape identities. It brings to the forefront the central role that narratives can play in transforming higher education online, promoting more effective learning attuned to contemporary realities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | University of Saint Joseph | - |
Relação: dc.relation | https://books.usj.edu.mo/index.php/usj-acaedemicpress/catalog/view/27/83/118 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Digitais Pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem Online | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade Cultural | - |
Título: dc.title | As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentável | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: