
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pestana, Filomena | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria Emília | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19985 | - |
| Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta | - |
| Descrição: dc.description | A Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas, quer na construção de conhecimento, quer como oportunidade para o desenvolvimento de competências atinentes, entre outras, à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” na disciplina de Português numa turma do 7.º ano do ensino básico, com 25 alunos, em articulação com a Biblioteca Escolar, no ano letivo de 2023-2024, numa escola no distrito de Viana do Castelo. Metodologicamente, a investigação assenta num estudo de caso múltiplo, suportando-se no paradigma pragmático e em abordagens mistas, a fim de obter, analisar e interpretar dados referentes às Literacias da Informação e Digital dos alunos, com a finalidade de identificar potencialidades e constrangimentos na utilização da Wikipédia como estratégia de desenvolvimento de tais competências em alunos daquele nível de escolaridade. As Fichas de Aferimento e de Autoavaliação e as Grelhas de Observação Focada, instrumentos de recolha de dados adotados, permitiram a respetiva triangulação. A partir dos resultados evidenciados, pode constatar-se que os alunos desenvolveram competências nas literacias mencionadas, concluindo-se que integrar a Wikipédia no ensino básico, conforme implementamos, permite realizar um trabalho em linha com diferentes referenciais imprescindíveis ao cidadão do século XXI. Portanto, é possível confirmar o potencial pedagógico daquele recurso, a par de constrangimentos, desde resistências, de alguns professores, a falta ou inadequação de material, de alguns alunos ou da própria escola, que dificultaram a concretização das atividades do “Clube da Wikipédia”, mas que não inibem a continuidade deste estudo ou até outros no futuro. | - |
| Descrição: dc.description | Wikipedia as an Open Educational Resource offers multiple pedagogical possibilities, whether in the construction of knowledge or as an opportunity for the development of skills related to, among others, autonomy and cooperation, as well as multiliteracies. Hence, this study supports the creation and analysis of a “Wikipedia School Club” in the Portuguese subject in a 7th grade class, with 25 pupils, in a school in the district of Viana do Castelo, during the 2023-2024 academic year, in collaboration with the School Library. Methodologically, the research is based on a multiple case study, supported by the pragmatic paradigm and mixed approaches, to obtain, analyse and interpret data regarding students' Information and Digital Literacy, with the purpose of identifying potentialities and restrictions in the use of Wikipedia as a strategy for developing such skills in students at that level of education. The Assessment and Self-Assessment Forms, and the Focused Observation Grids, adopted as data collection instruments, allowed the data triangulation. Our results evidence that students developed skills in such literacies, leading us to conclude that integrating Wikipedia in basic education, as we have implemented, permits to work in line with different significant frameworks, essential for 21st century citizens, so the pedagogical potential of Wikipedia can be confirmed. We also identified constraints, like the resistance from some teachers, or the lack and inadequacy of material by some students or the school itself, which made it difficult to carry out the activities of the “Wikipedia School Club”, but do not inhibit the continuity of this study or even others in the future. | - |
| Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacitação digital de alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico público português | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikipedia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital empowerment of students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese public basic education | - |
| Título: dc.title | O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a Biblioteca Escolar : estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo | - |
| Título: dc.title | The “Wikipedia School Club” as an ecosystem for digital development with the School Library: a case study in Portuguese basic education in the Viana do Castelo district | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: