
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Aufenanger, Stefan | - |
| Autor(es): dc.creator | Bastian, Jasmin | - |
| Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
| Autor(es): dc.creator | Castelhano, Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Célia | - |
| Autor(es): dc.creator | Fokides, Emmanuel | - |
| Autor(es): dc.creator | Gavalas, Damianos | - |
| Autor(es): dc.creator | Kasapakis, Vlasis | - |
| Autor(es): dc.creator | Agelada, Androniki | - |
| Autor(es): dc.creator | Kostas, Apostolos | - |
| Autor(es): dc.creator | Koutromanos, George | - |
| Autor(es): dc.creator | Makrides, Gregory | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
| Autor(es): dc.creator | Szemberg, Tomasz | - |
| Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
| Autor(es): dc.creator | Sofos, Alivizos | - |
| Autor(es): dc.creator | Szpond, Justyna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19977 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19977 | - |
| Descrição: dc.description | The study investigates the integration of Virtual Reality Learning Environments (VRLEs) in academic teaching through the EU-funded "REVEALING" project. Researchers from Cyprus, Germany, Greece, Poland, and Portugal developed and evaluated five different immersive VRLEs, each focusing on diverse educational topics, including ancient Greek technology, sea urchin measurements, linear algebra, and historical expeditions. The study aims to determine effective instructional design principles for VRLEs and assess students’ acceptance and learning outcomes. The VRLEs were designed based on literature-derived principles that emphasise ease of tool usage, authentic experiences, and continuous feedback. Students from the participating universities explored these VR environments, providing feedback through a standardized questionnaire on aspects like immersion, ease of use, motivation, and emotions. Results show that most participants positively engaged with the VRLEs, reporting high motivation and positive emotional responses, particularly for experiences involving interactivity. However, challenges like motion sickness and technical issues were noted, especially at one institution. The findings suggest that immersive VR experiences can significantly enhance motivation and engagement, but their effectiveness depends on careful alignment with pedagogical goals, design quality, and user experience considerations. | - |
| Descrição: dc.description | Funding: This work was supported by the European Commission, under project REVEALING –REalisation of Virtual rEAlity LearnING environments (VRLEs) for Higher Education –Erasmus+/Cooperation Partnerships 2021-1-DE01-KA220-HED-000032098. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | REVEALING - REalisation of Virtual rEality LearnING Environments (VRLEs) for Higher Education | - |
| Relação: dc.relation | 2021-1-DE01-KA220-HED-000032098 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Immersive virtual reality learning environments for higher education: a student acceptance study | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: