Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Vaz, Maria Emília Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19975 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação explora uma temática que, ao longo do tempo, se tem apresentado como uma das grandes debilidades do nosso país, a leitura. Com efeito, são preocupantes as fragilidades que a população portuguesa, especialmente a população em idade escolar, tem evidenciado no que diz respeito à leitura e aos seus hábitos. O objetivo deste estudo é perceber de que modo as bibliotecas escolares, no distrito de Leiria, são capazes de promover o gosto pelo livro e pela leitura contribuindo, assim, para melhorar os índices de leitura da sua população estudantil. Optou-se pelo estudo de caso com recurso a uma metodologia de cariz quantitativo. Os dados utilizados foram recolhidos das respostas aos inquéritos realizados pela Rede de Bibliotecas Escolares MABE 2019 (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar) e aplicados aos alunos e professores das bibliotecas escolares do distrito de Leiria, tendo-se analisado o domínio B - Leitura e literacia e, escolhido as questões que mais diretamente estão relacionadas com a leitura. Pode-se concluir que as bibliotecas escolares do distrito de Leiria promovem hábitos de leitura e estimulam o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, embora não se verifiquem índices de articulação expressivos, dentro da comunidade escolar, nem exista um significativo envolvimento com as famílias. | - |
Descrição: dc.description | This research explores a topic that, over time, has presented itself as one of our country's greatest weaknesses: reading. In fact, the weaknesses that the Portuguese population, especially the school-age population, has shown with regard to reading and their habits are worrying. The objective of this study is to understand how school libraries, in the district of Leiria, are capable of promoting a love of books and reading, thus contributing to improving the reading rates of their student population. We opted for a case study using a quantitative methodology. The data used were collected from responses to surveys carried out by the MABE 2019 School Library Network (School Library Assessment Model) and applied to students and teachers from school libraries in the district of Leiria, having analyzed domain B - Reading and literacy and, choosing the questions that are most directly related to reading. It can be concluded that school libraries in the Leiria district promote reading habits and stimulate students' interest and enjoyment in reading, although there are no significant levels of articulation within the school community, nor is there significant involvement with families. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | MABE - Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leiria | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading habits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
Título: dc.title | Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: