Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Zaduski, Jeong Cir Deborah | - |
Autor(es): dc.creator | Schlünzen Junior, Klaus | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19961 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19961 | - |
Descrição: dc.description | Schools’ routine starts with exhaustive planning including a list of procedures to be attended, a school program to be addressed, a list of skills and abilities to be developed and many rules to be followed. Struggling with these practices is not a privilege for novice teachers, and it is easy to fall into the trap of standardization, copying and pasting former classes, making only small adjustments to accommodate new content, or avoiding changes whatsoever. Embracing a rhizomatic learning environment with no patterns and with a constant and natural need for changes, doesn't seem realistic. For many educators, the educational system is better understandable and more comfortable with patterns, repetition, and standards because ‘we tend to be uneasy with chaos and chance’ (Gilovich, T. (1991). How we know what isn't so: The fallibility of human reason in everyday life. Free Press.). This chapter is a summary of a doctoral thesis that embraced the idea of differences to create a virtual learning and teaching program to help educators to recognize unconscious bias, acknowledge and understand the beauty of diversity (including disabilities) and promote inclusion as a part of our daily mission, without setting patterns or promise miracle receipts. Educational processes can be improved, but they are no ‘preestablished paths’ (Deleuze, G., & Guattari, F. L. (1987). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia (B. Massumi, Trans.).) to be followed. Nonetheless, it is possible to be prepared, have pathways in mind, plan ahead for different learning profiles, and embrace diversity as an unsolvable yet beautiful part of our learning environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Nature Singapore | - |
Relação: dc.relation | Rhizome Metaphor | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Título: dc.title | Rhizomatic learning environments: possibilities for education | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: