O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Purificação-
Autor(es): dc.creatorBettencourt, Carmen-
Autor(es): dc.creatorSilva, Natacha Torres da-
Autor(es): dc.creatorPrata, Isabel-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:53:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19959-
Descrição: dc.descriptionOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEUPC - Curriculo Europeu de Prevenção-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de profissionais de prevenção-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais que atuam na linha da frente de intervenções preventivas-
Palavras-chave: dc.subjectEUPC-Frontline-
Palavras-chave: dc.subjectMicrocredencial-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências-
Título: dc.titleO Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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