
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alexandre, Mariana dos Reis | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19958 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19958 | - |
| Descrição: dc.description | Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estão disponíveis em repositórios e são utilizados pelos professores nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ALEXANDRE, 2015). Todavia não havia um instrumento avaliativo para a avaliação sistemática dos ODA, por isso após a elaboração de um instrumento avaliativo, as questões que realizamos são: o que pensam os professores e futuros professores sobre o instrumento? Facilita a seleção dos ODA? Oferece uma orientação em relação ao potencial que o ODA possui e o que pode ser ampliado conforme a utilização? Neste viés, o objetivo deste estudo consiste em testar a usabilidade do instrumento avaliativo de ODA e promover reflexões mediante as perspectivas dos participantes. Realizamos a testagem de usabilidade de um instrumento por meio de três oficinas de formação inicial e continuada que contou com 44 participantes. Os resultados apontam a importância do instrumento para conhecimento da qualidade do ODA em seus aspectos pedagógicos; a necessidade de parcerias para o aprimoramento da acessibilidade do instrumento aos professores de diferentes realidades; a ampliação da temática nas formações iniciais e continuadas e reflexões indispensáveis para o contexto atual. | - |
| Descrição: dc.description | Digital Learning Objects (DLO) are available in repositories and are used by teachers in math classes in the early years of Elementary School (ALEXANDRE, 2015). There was still no instrument evaluated for a systematic evaluation of DLO, so after the elaboration of an evaluation instrument, the questions done was: what do teachers and future teachers think about the instrument? Does it facilitate the selection of DLO? Does it offer guidance on the potential that the DLO has and what can be increased as it is used? In this way, the objective of this study is to test the usability of the DLO evaluative instrument and to promote based on the participants' perspectives. We tested the usability of an instrument through three initial and continuing training workshops with 44 participants. The results indicate the importance of the instrument for understanding the quality of DLO in its pedagogical aspects; need for partnerships to improve the instrument's accessibility to teachers of different backgrounds; the expansion of the theme in initial and continuing education and indispensable reflections for the current context. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objetos digitais de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital learning objects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital Technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Math | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial years of elementary school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
| Título: dc.title | Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática: a usabilidade em foco | - |
| Título: dc.title | Evaluative instrument of digital learning objects for mathematics: usability in focus | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: