
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Aberta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19941 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19941 | - |
| Descrição: dc.description | Reportagem do Seminário sobre "Educação Inclusiva". | - |
| Descrição: dc.description | O Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. | - |
| Formato: dc.format | 05 min., 40 seg. | - |
| Formato: dc.format | MPEG-4 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Univeridade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/19925 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidades UAb | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
| Título: dc.title | Projeto Acessibilidades | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: