Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19911 | - |
Descrição: dc.description | Playful learning offers an innovative pedagogical framework for addressing the challenges of engagement and creativity in digital and flexible higher education. This paper examines how play, imagination, and creativity are foundational elements for effective learning design, drawing on Vygotskian theory to explore the progression from playful activities to creative expression. It proposes practical strategies for incorporating playful learning approaches to foster critical thinking, adaptability, and intrinsic motivation. The article highlights the potential of playful learning to enrich educational experiences within technology-mediated contexts. By proposing a pathway from play to creation, this theoretical analysis informs the design of dynamic, student-centred digital learning environments, encouraging innovative practices in higher education. | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem lúdica oferece um quadro pedagógico inovador para enfrentar os desafios do envolvimento e da criatividade no ensino superior digital e flexível. Este artigo analisa a forma como o jogo, a imaginação e a criatividade são elementos fundamentais para uma conceção eficaz da aprendizagem, baseando-se na teoria vygotskiana para explorar a progressão das atividades lúdicas para a expressão criativa. Propõe estratégias práticas para incorporar abordagens lúdicas de aprendizagem para promover o pensamento crítico, a adaptabilidade e a motivação intrínseca. O artigo destaca o potencial da aprendizagem lúdica para enriquecer as experiências educativas em contextos mediados pela tecnologia. Ao propor um percurso que vai do jogo à criação, esta análise teórica contribui para a conceção de ambientes de aprendizagem digitais dinâmicos e centrados no aluno, incentivando práticas inovadoras no ensino superior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39429 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flexible learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem flexível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem digital | - |
Título: dc.title | Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: