Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Muniz, Edemilson da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ediene do Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19910 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é recorte do estado do conhecimento de uma dissertação que visa articular o trabalho pedagógico com docentes que atendem crianças de Jardim I e II (pré-escola) e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nessa primeira etapa da Educação Básica. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, através do levantamento de teses e dissertações no Catálogo de\ Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Brasil, com o objetivo de compreender quais são as concepções, limitações e perspectivas dos docentes da Educação Infantil relacionadas às TDIC na organização das suas práticas pedagógicas. Com essa investigação, foi possível identificar que são poucos os trabalhos nessa temática, mais especificamente nessa etapa de ensino, o que denota a urgência de aprofundamento de pesquisas nessa linha e embasa a pesquisa de mestrado em andamento. | - |
Descrição: dc.description | This article is an excerpt from the state of knowledge of a dissertation that aims to articulate the pedagogical work of teachers working with children in “Jardim” I and II (preschool) and the role of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in this initial stage of Basic Education. To this end, a Systematic Literature Review was conducted by surveying theses and dissertations in the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from Brazil. The objective was to understand the conceptions, limitations, and perspectives of Early Childhood Education teachers regarding DICT in the organization of their pedagogical practices. This investigation revealed that there are few studies on this topic, particularly at this educational stage, highlighting the urgency of further research in this field and providing a foundation for the ongoing master's research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39942 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | DICT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação infantil: um panorama do estado do conhecimento | - |
Título: dc.title | Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of early childhood education: an overview of the state of knowledge | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: