Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Isabelle Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Fukuchima, Lania Aparecida Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19900 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga a representação da geografia brasileira na literatura e seu impacto no enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do Ensino Médio em escolas brasileiras no Japão. A pesquisa analisa cinco obras literárias que abrangem as cinco regiões do Brasil e suas particularidades socioculturais e ambientais: Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, de Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski (2002); e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1977). A metodologia utilizada envolve análise textual e contextual das narrativas, destacando a interseção entre geografia e literatura como ferramenta pedagógica para o ensino da língua portuguesa. Além disso, propõe-se uma sequência didática que relaciona as paisagens descritas nos textos com a construção da identidade cultural dos estudantes no exterior, incentivando a reflexão sobre pertencimento, migração e adaptação. Os resultados evidenciam que a literatura pode atuar como um meio de compreensão dos espaços geográficos e das dinâmicas sociais brasileiras, promovendo a valorização da diversidade regional e do léxico característico de cada localidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa da língua e da cultura brasileiras em contextos migratórios. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates the representation of Brazilian geography in literature and its impact on the cultural and linguistic enrichment of high school students in Brazilian schools in Japan. The research analyses five literary works that cover the five regions of Brazil and their socio-cultural and environmental particularities: Dois Irmãos, by Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, by Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, by Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, by Letícia Wierzchowski (2002); and A Hora da Estrela, by Clarice Lispector (1977). The methodology used involves textual and contextual analysis of the narratives, highlighting the intersection between geography and literature as a pedagogical tool for teaching Portuguese. In addition, a didactic sequence is proposed that relates the landscapes described in the texts to the construction of students’ cultural identity abroad, encouraging reflection on belonging, migration and adaptation. The results show that literature can act as a means of understanding Brazil’s geographical spaces and social dynamics, promoting the valorisation of regional diversity and the characteristic lexicon of each locality. In this way, the research contributes to the development of teaching strategies that favour meaningful learning of Brazilian language and culture in migratory contexts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação no exterior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Overseas education | - |
Título: dc.title | A representação da geografia brasileira em obras regionais e seu impacto no Enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do ensino médio em escolas brasileiras no Japão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: