Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Matilde | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Noémia | - |
Autor(es): dc.creator | Mauai, Ângelo Américo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19880 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes. | - |
Descrição: dc.description | FCT − Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.: projeto UID/04887/2020 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Grácio Editor | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género prova de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Géneros escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Géneros académicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso académico | - |
Título: dc.title | O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: