Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonzalez | - |
Autor(es): dc.creator | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Fernández-Márquez, Esther | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Catarina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19878 | - |
Descrição: dc.description | In recent years, research on the digital skills of higher education students has increased significantly. However, many of the existing studies have focused primarily on identifying these skills rather than exploring the factors that influence their development. This study investigates the digital skills of first-year undergraduate students enrolled at an online distance education university, as well as their key determining factors. Employing a quantitative methodology, the students completed a Likert-scale questionnaire as part of an online familiarization module. Based on the findings, the students' digital skills were grouped into the following categories: collaboration and creativity, networking, content sharing, information management, information evaluation, and critical thinking. Additionally, the key influencing factors were identified, including the perceived ease of using ICT for problem-solving, orientation towards learning goals, personal initiative, and self-regulation in the use of ICT and the Internet. The results suggest that both individual and social strategies related to Internet use play a crucial role on the acquisition of digital skills. Future research should explore theoretical frameworks and, especially, refine assessment tools, shifting the focus from simply describing digital competencies to examining the factors that influence and predict their development. Such theoretical and methodological adjustments are expected to significantly reshape training strategies in this field. | - |
Descrição: dc.description | La investigación sobre las competencias digitales se ha incrementado los últimos años. Sin embargo, estas investigaciones se han centrado más en identificar estas competencias que en considerar los factores que influyen en su desarrollo. En este estudio se analizan las competencias digitales de un grupo de estudiantes de una universidad de educación a distancia. Optándose por una metodología cuantitativa, se aplicó un cuestionario tipo Likert online a un grupo de estudiantes de nuevo ingreso. Los datos obtenidos han sido analizados con técnicas estadísticas descriptivas e inferenciales. Los resultados demostraron que las competencias digitales mejor valoradas por los estudiantes son: colaboración, creatividad, trabajo en red, intercambio y gestión de información, evaluación de información y pensamiento crítico. Además, se han identificado los siguientes factores clave que determinan el desarrollo de estas competencias: facilidad de uso de las TIC en la resolución de problemas; orientación hacia los objetivos de aprendizaje; iniciativa personal, autorregulación en el uso de TIC/Internet. Se concluye que estrategias individuales, sociales y actitudinales especificas hacia Internet tienen un impacto importante en la adquisición efectiva de estas competencias. En investigaciones futuras, se recomienda profundizar en los marcos teóricos y, especialmente, en los instrumentos de evaluación de estas competencias, ampliando el foco de la descripción de las competencias digitales hacia los factores que condicionan y predicen su desarrollo. Se estima que cambios teóricos y metodológicos de este tipo impulsarán transformaciones significativas en las estrategias formativas en este ámbito. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad de Sevilla | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04372/2020 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación a distancia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudiantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumento de evaluación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment tool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Digital skills in distance university students: a psychometric analysis | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: