
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcom, Jacinta Lucia Rizzi | - |
| Autor(es): dc.creator | Porto, Ana Paula Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19865 | - |
| Descrição: dc.description | As tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação. | - |
| Descrição: dc.description | Digital technologies play an important role in the educational scenario, pointing to the urgency of incorporating emerging trends not only in teaching methods, but also in teacher training. The problem of this research addresses how to train teachers, so that their practices are aligned with the acquisition of skills to face the challenges arising from new trends. The objective is to analyze the current correlations between cyberculture and teacher training, seeking to identify trends in innovative and accessible practices that can improve the teaching process. Using analytical and interpretative methods, the research delves into pedagogical practices suggested through qualitative bibliographic analysis. The results point to the indispensability of integrating, in the educational and training sphere, current trends, such as hybridism, active methodologies, artificial intelligence, STEAM projects, gamification and robotics. This requires the creation of opportunities for these professionals to experience these methodologies during their training. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Título: dc.title | A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade | - |
| Título: dc.title | Teacher training cybercultura: inovação and accessibility | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: