Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Féliz, Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Paula Valente | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Carrascal Domínguez, Silvia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19863 | - |
Descrição: dc.description | La Formación Profesional tiene como objetivo el desarrollo conocimientos y habilidades de los y las estudiantes para la inserción en el mercado laboral. En la actualidad, Portugal está rediseñando su modelo para responder a las nuevas demandas de la economía, sociedad y empresa. En España se ha realizado una gran transformación poniendo el foco en la formación inicial y continua del profesorado, así como en el diseño y la implementación de una nueva estructura legal para la ordenación e integración de la Formación Profesional, mientras que República Dominicana está trabajando en la adopción de un modelo formativo más práctico y experiencial. Este estudio determina los aspectos clave para garantizar el desarrollo de un nuevo modelo instruccional más personalizado basado en el desarrollo de las competencias, potencial y talento individual. Se ha utilizado una metodología cualitativa mediante la revisión bibliográfica y documental integrativa e interdisciplinar. Los resultados muestran que existe una gran diversidad de modelos y especialidades de Formación Profesional a nivel mundial, lo que hace pertinente la internacionalización de la Formación Profesional con la finalidad de ampliar las discusiones sobre el tema en el contexto actual. Como conclusión final se han determinado los pilares para una estrategia formativa integral | - |
Descrição: dc.description | Vocational Education and Training aims at developing students’ knowledge and skills for insertion in the labour market. Portugal is currently redesigning its model to meet the new demands of the economy, society and business. In Spain, a major transformation has taken place with a focus on initial and continuous teacher training, as well as the design and implementation of a new legal structure for the organisation and integration of Vocational Education and Training, while the Dominican Republic is working on the adoption of a more practical and experiential training model. This study determines the key aspects to ensure the development of a new, more personalised instructional model based on the development of individual competencies, potential and talent. A qualitative methodology has been used through an integrative and interdisciplinary literature and document review. The results show that there is a great diversity of models and specializations worldwide, which makes the internationalization of Vocational Education and Training relevant to broaden discussions on the subject within the current context. As a conclusion, the pillars for a comprehensive training strategy have been identified. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/7273 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación Profesional | - |
Palavras-chave: dc.subject | educación a distancia | - |
Palavras-chave: dc.subject | empleabilidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | República Dominicana | - |
Palavras-chave: dc.subject | España | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Employability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dominician Republic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spain | - |
Título: dc.title | Formación profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana | - |
Título: dc.title | Distance vocational training for employability in Spain, Portugal and Dominican Republic | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: