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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dala, Manuel | - |
| Autor(es): dc.creator | Saveia, João | - |
| Autor(es): dc.creator | Ndalamba, Ken | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, José das Candeias | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19862 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19862 | - |
| Descrição: dc.description | A Universidade Católica de Angola (UCAN) é a primeira instituição de ensino superior privada de Angola. Durante os seus vinte e cinco anos de existência, procurou antecipar-se aos novos desafios do ensino, primando pela qualidade que as sociedades cada vez mais impõem. Um desses desafios recentes que os gestores abraçaram é o da institucionalização de propostas inovadoras por via do ensino a distância. Esta realidade apenas veio a acontecer em 2022, quando, em parceria internacional com a Universidade Aberta de Portugal, desenhou-se o curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior em formato blended-learning, com o apoio financeiro da União Europeia. O objetivo do curso de especialização era de formar 200 gestores de instituições de ensino superior angolanas, nos vários domínios da gestão universitária. A Universidade Católica de Angola foi a selecionada para materializar este projeto que devia fazer combinar a metodologia de estudo na modalidade híbrida (presencial e a distância). Com isto, abriu-se um grande desafio para a gestão do curso que devia, não apenas aprender as funcionalidades das aulas a distância, mas também planear e decidir sobre os ambientes virtuais mais contextualizados à realidade dos alunos que eram maioritariamente gestores de instituições de ensino superior. Neste aspecto, a parceria com a Universidade Aberta de Portugal foi uma decisão estrategicamente acertada por quanto o alinhamento com as melhores práticas estava garantido com a experiência nacional e internacional. A Universidade Católica de Angola está cada vez mais comprometida com a gestão dos processos educativos e a inclusão de novos modelos de aprendizagem. Os relatórios, das duas primeiras edições do curso, mostram que o ensino superior em Angola precisa crescer também nesta dimensão, alinhando tecnologia às formas convencionais, facilitando alunos e professores na gestão do ensino e das aprendizagens e permitindo a que todos tenham oportunidades de frequentarem um curso pós-graduado ou mesmo graduado, independentemente de onde estiverem. Além dessa vertente a expansão de práticas e inovação também se fazem necessárias com a colaboração internacional de parceiros do mesmo idioma. Esta é outra perspectiva muito evidente nos resultados de avaliação, o da internacionalização, que permitiu à Universidade Católica de Angola alavancar à sua imagem no exterior, sendo pelas pessoas singulares que facilitaram esta imersão, seja por cooperações institucionais, como é o caso concreto da relação com a Universidade Aberta de Portugal. A partir dessa visão de sensibilização para o tema da internacionalização e suas tendências, importância e necessidades para o contexto atual, a iniciativa sobre a formação de gestores de ensino superior em modalidade b-learning, foi um trabalho inovador para despertar e integrar ao nível de gestão outras percepções e experiências no tema, facilitando assim, nas perspectivas após o curso, novos olhares e iniciativas por parte dos gestores na área da educação a distância em suas próprias instituições. A utilização de tecnologias modernas e de didáticas diversificadas pode, assim, otimizar a qualidade do processo formativo e da produção do conhecimento. Para tanto, a metodologia formativa contemplava uma dimensão teórica, por meio de exposições, estudo de materiais, e uma dimensão prática, por meio da análise de casos, relatos de experiências entre outros. Buscou-se ter um conteúdo prático, concreto, inovador e pedagógico ao mesmo tempo, tanto nas aulas presenciais, como nas aulas a distância. Nessa perspectiva, com o Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, a UCAN está certa de ter proporcionado aos gestores de topo das IES de Angola, oportunidades ímpares e espaços para a reflexão sistemática e aprofundada, o intercâmbio produtivo, de modo a assegurar o aprimoramento do saber sobre a gestão no ensino superior na modernidade, em todas as suas dimensões. Assim, a Universidade Católica de Angola tem bases firmes para continuar com a postura inovadora fruto do sucesso do curso de especialização em gestão do ensino superior na modalidade b-learning que lhe valeu a subvenção para a instalação da própria plataforma de ensino a distância. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2870 | - |
| Direitos: dc.rights | N/A | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internationalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Título: dc.title | Curso de especialização em gestão do ensino superior em angola: internacionalização e sustentabilidade | - |
| Título: dc.title | Specialisation course in higher education management in angola: internalization and sustainability | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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