Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mário Filipe da | - |
Autor(es): dc.creator | Falcão, Paula Alexandra Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19851 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19851 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | O tema desta dissertação é “O ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesa”. No enquadramento teórico, aborda-se a relação entre as políticas económicas e de língua, com destaque para o papel do português na política linguística da Irlanda e a co-docência como estratégia para o ensino bivariacional da língua. Em seguida, analisam-se as realidades demográfica e económica, incluindo a imigração na Irlanda, a relevância da balança comercial e o impacto da política económica na política de língua, exemplificado pelo Projeto Brasil. A investigação e análise de bibliografia e fontes de informação assinala a importância estratégica do ensino de línguas estrangeiras, descreve o panorama do ensino de português na Irlanda e explora a realidade demográfica de imigrantes lusófonos, bem como as relações comerciais da Irlanda com Portugal e o Brasil. Além disto, a multiculturalidade é apresentada como ferramenta para o ensino de línguas, e o modelo de co-docência, inspirado na experiência do ensino especial, é analisado como potencialmente aplicável ao ensino bivariacional da língua portuguesa. Por fim, é discutida a pertinência do ensino do português em regime bivariacional, destacando-se as suas potencialidades e implicações no contexto irlandês. | - |
Descrição: dc.description | The title of this dissertation is “Teaching Portuguese as a Foreign Language (PTFL) in Ireland: Co-teaching as a tool for teaching the American and European varieties of the Portuguese Language.” The theoretical framework explores the relationship between economic and language policies, highlighting the role of Portuguese in Ireland's language policy and co-teaching as a strategy for bilingual teaching of the language. Following this, demographic and economic realities are examined, including immigration in Ireland, the importance balance of trade, and the influence of economic policy on language policy, as exemplified by the Brazil Project. The research and analysis of literature and sources underline the strategic importance of learning foreign languages, provide an overview of the teaching of Portuguese in Ireland, and delve into the demographic reality of Portuguese-speaking immigrants as well as Ireland’s trade relationships with Portugal and Brazil. Furthermore, multiulturalism is presented as a tool for teaching foreign languages, and the co-teaching model, inspired by the experience in special education, is analysed as potentially applicable to bilingual teaching of the Portuguese language. Finally, the relevance of teaching Portuguese in a bilingual environment is discussed and assessed, with emphasis on its potential benefits and implicaons within the Irish context. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações comerciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino bivariacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irlanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | O ensino de PLNM na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: