Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19829 | - |
Descrição: dc.description | The present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da Bolsa de Investigação para Doutoramento [2023.01575.BD] atribuída a Catarina Sampaio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | UFMA, Programa de Pós-Graduação em Educação, S. Luis, Maranhão, Brasil | - |
Relação: dc.relation | http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural adaptation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural competence models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural paradigm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refugee women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific research | - |
Título: dc.title | Intercultural competences and ethics in scientific research with refugee women: principles and challenges for an inclusive practice | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: