
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Patrícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Francisco, Sofia da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19800 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19800 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo foi realizado no âmbito da Rede UnitWin (Cátedra UNESCO). Cidade que Educa e Transforma, da qual a Universidade Aberta é parceira. | - |
| Descrição: dc.description | A presente investigação foi realizada no contexto do mestrado em Administração e Gestão Educacional, da Universidade Aberta, decorreu no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que Educa e Transforma", e foca-se no papel transformador do projeto Redes na Quint@ - 9G, desenvolvido pela Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, no bairro social Quinta do Alçada, em Leiria. O projeto Redes na Quint@ - E9G intervém junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo a inclusão social e o sucesso educativo através de práticas participativas, atividades artísticas, desportivas e de desenvolvimento pessoal. Tendo presente a abordagem teórica da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, pretende-se explorar como é que este conceito se concretiza numa abordagem teórica que entende o espaço urbano como um território pedagógico, de forma a perceber como políticas locais e iniciativas de base, como o projeto gerido pela InPulsar, transformam o bairro num espaço ativo de educação e transformação social. Para isso, metodologicamente, a pesquisa recorreu a observações diretas, entrevistas e análise documental, procurando captar a perceção dos participantes e das suas famílias sobre o papel transformador do projeto Redes na Quint@ - E9G em 2024. Os resultados evidenciam que o projeto Redes na Quint@ - E9G tem um papel crucial na construção de um ambiente educativo inclusivo, reforçando a importância de iniciativas comunitárias em áreas de maior vulnerabilidade social. Conclui-se que o projeto representa um modelo de prática educativa inovadora que pode influenciar positivamente o desenvolvimento local e a implementação de políticas que transformem as cidades em espaços de educação e inclusão contínua. | - |
| Descrição: dc.description | This research was conducted within the context of the master’s degree in educational administration and management at the Universidade Aberta, under the UNESCO Chair (UnitWin Network) "City that Educates and Transforms” and focuses on the transformative role of the Redes na Quint@-9G project in the Quinta do Alçada social housing neighbourhood in Leiria, developed by Inpulsar - Association for Community Development. The Redes na Quint@ - E9G project works with children and young people from disadvantaged socio-economic backgrounds, promoting social inclusion and educational success through participatory practices, artistic and sports activities, and personal development. With the theoretical approach of the UNESCO Chair "The City that Educates and Transforms" in mind, this study aims to explore how this concept materialises in a theoretical approach that views urban space as a pedagogical territory, to understand how local policies and grassroots initiatives, such as the project managed by InPulsar, transform the neighbourhood into an active space of education and social transformation. Methodologically, the research employed direct observations, interviews, and document analysis, seeking to capture the perceptions of participants and their families regarding the role of the Redes na Quint@ - E9G project in 2024. The results highlight that the Redes na Quint@ - E9G project plays a crucial role in building an inclusive educational environment, emphasising the importance of community initiatives in areas of social vulnerability. The study concludes that the project represents an innovative model of educational practice that can positively influence local development and the implementation of policies that transform cities into spaces of continuous education and inclusion. | - |
| Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação à Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | N/A | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade que educa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidades educativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos comunitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | City that educates | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational cities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education and city | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community project. | - |
| Título: dc.title | Redes na Quint@: que papel na transformação educativa do Bairro Quinta do Alçada? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: