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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Tomaz, Júlia Maria Caldeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:57:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:57:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1979 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1979 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | É objectivo desta dissertação proporcionar uma reflexão sobre o contributo da interactividade, integrado nas tecnologias digitais com finalidade educativa, na promoção de uma aprendizagem mais rica e interessante. Desta forma, o presente estudo procura compreender em que medida diferentes níveis de interactividade de um recurso educativo digital produzem efeitos na satisfação do aprendente e nos resultados da sua aprendizagem. Para testar a questão formulada, foram criados para o mesmo conteúdo educativo três recursos com níveis de interactividade distintos. Como procedimento de investigação, optou-se pela aplicação do método experimental a uma amostra não-probabilista, constituída por 90 sujeitos, divididos em três grupos independentes de 30. Para analisar a satisfação do aprendente e a aquisição de saberes, que constituíam as variáveis deste estudo, foram desenhados dois instrumentos de recolha de dados sob a forma de questionários. O primeiro visava testar os conhecimentos adquiridos no processo de aprendizagem e o segundo medir a satisfação, através da técnica de Diferencial Semântico de Osgood. Os resultados demonstram que os indivíduos que interagiram com o conteúdo com maior nível de interactividade obtiveram resultados de aprendizagem significativamente melhores do que os outros dois grupos. Verificou-se, relativamente à satisfação, que o grupo com o segundo nível de interactividade considerou a situação de aprendizagem como mais divertida, mais fácil e eficiente. Este estudo tem um carácter exploratório, não se pretendendo por isso realizar generalizações para uma população mais alargada, mas apenas proporcionar um contributo à reflexão sobre a importância da interactividade para o reforço da satisfação e eficácia da aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to provide one reflection about the contribution of interactivity, integrated with digital technologies into educational purpose, promoting a richer and interesting learning. Therefore, this study seeks to understand to what extent, different levels of interactivity of a digital educational resource, effects learner satisfaction and their learning results. To test the formulated question were created, for the same educational content, resources with three distinct levels of interactivity. As the investigation procedure, it was decided to apply the experimental procedure of a non-probabilistic sample, consisting of 90 subjects, divided into three independent groups of 30 each. To analyze the learner satisfaction and knowledge acquisition, which were the variables in this study, two instruments were designed to collect data through questionnaires form. The first aimed to test the acquired knowledge in the learning process and the second measure satisfaction, using Osgood's Differential Semantic technique. The results show that individuals who interacted through the content with greater interactivity level had significantly higher learning results than other two groups. It was verified, in relation to satisfaction, that the group with the second level of interactivity described the learning situation as more fun, more efficient and easier. This is an exploratory study and it does not pretend to make generalizations to a wider population. It aims to provide one contribution to the importance of interactivity reflection, for the enhancement of satisfaction and learning effectiveness. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação multimédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel dos media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interactivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital educational content | - |
Título: dc.title | Efeitos do nível de interactividade num recurso educativo digital : diferenças na satisfação e na aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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