Oralidade e saber local: o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoura, Deyse Alini de-
Autor(es): dc.creatorMaluly, Luciano Victor Barros-
Autor(es): dc.creatorBidarra, José-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Juciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19786-
Descrição: dc.descriptionCom o status de epidemia obtido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde, em 2017, implementou o Projeto “Sífilis não!”, que visava reduzir os índices da infecção no país por meio de ações conjuntas, envolvendo setores diversos. Este artigo deriva de um estudo realizado no eixo do projeto que previa a realização de pesquisas sobre a ampliação do uso de mediação tecnológica na educação, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a disseminação de informações sobre a infecção. A pesquisa-ação, metodologia utilizada para interação com a comunidade indígena, aliada à pesquisa bibliográfica, entrevistas e realização de seminário, permitiu corroborar que o podcast seria a mídia adequada para abrigar uma rede de informações sobre saúde indígena, considerando-se o saber local e a oralidade, tão característicos desta população.-
Descrição: dc.descriptionWith the epidemic status obtained by Syphilis in Brazil in 2016, the Ministry of Health (2017) implemented the “Syphilis no!” Project which aimed to reduce the infection rates in the country through joint actions, involving different sectors. This article derives from a study carried into the project that researches the expansion of the use of technological mediation in education,through Information and Communication Technologies (ICT),for dissemination of information about the infection. Action research, the methodology used to interact with the indigenous community, combined with bibliographical research, interviews and a seminar, allowed us to corroborate that podcast would be the appropriate medium to host a network of information on indigenous health, considering local knowledge and orality, so characteristic of this population.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75895-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPodcast-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto “Sífilis não!”-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas potiguara-
Palavras-chave: dc.subjectSaber local-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subject“Syphilis No!” project-
Palavras-chave: dc.subjectPotiguara indigenous-
Palavras-chave: dc.subjectLocal knowledge-
Título: dc.titleOralidade e saber local: o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúde-
Título: dc.titleOrality and local knowledge: podcast as an indigenous health educommunication tool-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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