
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Constantino, Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo Filho, Jorge Geraldo | - |
| Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19783 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19783 | - |
| Descrição: dc.description | The article discusses the initial and continuing education of professionals who carry out school counseling in the State Technical Schools of São Paulo, Brazil [Etecs], considering data highlighted by 169 individuals consulted in the year 2020, analyzing the scenario of the school units linked to the Paula Souza State Center for Technological Education. Based on survey-type field research combined with official documents, the data obtained is relevant for an examination of the insertion and training for school counseling in basic and technical vocational education at the secondary level, identifying gaps, persistency, correspondences with specialized literature, providing relevant considerations for reflection on practices, policies, and the management of vocational education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho | - |
| Relação: dc.relation | https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26234/11467 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School counseling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial and continuing training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocational and Higher Technological Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CEETEPS | - |
| Título: dc.title | Initial and continuing training for school counseling in the state technical schools of São Paulo, Brazil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: