Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Autor(es): dc.creatorSchippling, Anne-
Autor(es): dc.creatorSantos, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:45:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:45:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19736-
Descrição: dc.descriptionCom base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investigações realizadas desde os nais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades contemporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização.-
Descrição: dc.descriptionDrawing on a line of research developed over the last ten years, this article focuses on the concept of socialisation, arguing that it remains fundamental for understanding individual trajectories and social inequalities in the context of globalisation. Using the theories of classic authors as a reference, the research that has been carried out since the end of the 20th century has updated and extended the concept’s heuristic potential. This article uses this conceptual framework to analyse life stories that were collected as part of two recent studies in Lisbon: one with students from international schools and the other with young lawyers. The concept of socialisation is therefore used to understand the trajectories of these young people and, more broadly, the (re)production of youth inequalities in contemporary societies, while focusing on internationalisation.-
Descrição: dc.descriptionOs dois projetos de investigação foram financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de bolsas de pós -doutoramento com as referências SFRH/BPD/112406/2015 (projeto de Anne Schippling) e SFRH/BPD/94781/2013 (projeto de Susana Santos).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Sociais-
Relação: dc.relationSFRH/BPD/94781/2013-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectElites-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de vida-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização dos jovens-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalisation-
Palavras-chave: dc.subjectLife stories-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inequality-
Palavras-chave: dc.subjectSocialisation of young people-
Título: dc.titleSocialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes-
Título: dc.titleSocialisation, educational trajectories and Internationalisation amongst young people from the dominant classes-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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