Percursos escolares e participação social dos jovens: as origens de classe ainda são relevantes?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Autor(es): dc.creatorTorres, Leonor Lima-
Autor(es): dc.creatorPalhares, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:50:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:50:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19735-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19735-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados obtidos a partir de um inquérito aplicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a uma amostra nacional dos estudantes no 10.º ano de escolaridade (n= 241.341). Os resultados apontam para percursos escolares e, em menor escala, indicam, também, taxas de participação social ainda bastante marcados por desigualdades familiares, num padrão de sucessivas (des)vantagens que se vão acumulando ao longo das trajetórias infantis e juvenis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33852-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades extracurriculares-
Palavras-chave: dc.subjectPercursos juvenis-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Título: dc.titlePercursos escolares e participação social dos jovens: as origens de classe ainda são relevantes?-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.