Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seara, Isabel Roboredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Renata Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Renata | - |
Autor(es): dc.creator | Seara, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19700 | - |
Descrição: dc.description | Linha d'Água, volume 27, número 4 - Editoras convidadas: Isabel Seara e Renata Ferreira Costa. | - |
Descrição: dc.description | Hodiernamente constatamos que as cartas manuscritas se encontram em vias de extinção: raros são os que mantêm esse hábito secular de transpor para a folha em branco os diálogos in absentia que, durante milénios, foram um dos meios privilegiados de comunicação. O advento da era digital mudou as nossas práticas de interação escrita no quotidiano e, desde as mensagens de correio eletrónico aos diferentes aplicativos para diálogos curtos, fragmentários, assiste-se ao ressurgimento do modus epistolaris e destes textos nómadas paradoxais. Este número da revista Linha d’Água tem precisamente como objetivo analisar, numa perspetiva pluridisciplinar e interdisciplinar, a atualidade do epistolar e perscrutar as metamorfoses que se vêm operando com a emergência das formas digitais. Várias dimensões de investigação sobre o epistolar suscitam elevado interesse: desde logo, o questionamento da carta como texto fragmentário, como texto autobiográfico, como documento histórico e sociológico de elevado valor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo | - |
Relação: dc.relation | - | - |
Relação: dc.relation | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13570 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | epistolografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | metamorfoses do género epistolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | análise do discurso | - |
Título: dc.title | Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: