Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de influenciadoras na rede social Instagram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeara, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19680-
Descrição: dc.descriptionA rede social Instagram afigura-se, na contemporaneidade, como um espaço de comunicação privilegiado, em que os utilizadores podem partilhar e publicar facilmente as suas fotografias e vídeos. Assistimos, por isso, ao surgimento de influenciadoras, mulheres que ganham visibilidade através de publicações na rede social e que promovem marcas através de imagens e de comentários para os produtos que publicitam. Face ao mercado muito competitivo que é criado a partir da rede social, analisam-se neste estudo publicações da página de Instagram de uma influenciadora portuguesa, a fim de recensear, por um lado, as estratégias linguístico-discursivas de posts que veiculam ethè de carácter, de credibilidade e, por outro, as estratégias ao serviço da construção do poder e da persuasão. A análise permite comprovar o recurso à técnica da glamourização, que visa construir um efeito excessivo em relação ao que se quer publicitar para, desta forma, exercer o poder.-
Descrição: dc.descriptionThe social media platform Instagram appears, currently, as a privileged communication space, where users can easily share and publish their photos and videos. We are therefore witnessing the emergence of female influencers, women who gain visibility through publications on this social network and who promote brands through images and comments on the products they advertise. Given Instagram’s highly competitive market, this study analyses posts on a Portuguese influencer’s page in order to reconsider, on one hand, the linguisticdiscursive strategies of comments that convey the ethos of character and credibility and, on the other hand, the strategies at the service of the construction of power and persuasion. The analysis shows that the technique of glamourisation is used to create an excessive effect regarding what is being advertised in order to exert power.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho da autoria de Isabel Roboredo Seara é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/LIN/03213/2020; 10.54499/UIDB/03213/2020 e UIDP/LIN/03213/2020; 10.54499/UIDP/03213/2020 – Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Paulo-
Relação: dc.relation10.54499/UIDB/03213/2020-
Relação: dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/214318-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise pragmático-discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução do ethos-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso persuasivo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse strategies-
Palavras-chave: dc.subjectPragmatic-discursive analysis-
Palavras-chave: dc.subjectEthos construction-
Palavras-chave: dc.subjectPersuasive discourse-
Título: dc.titlePoder, persuasão, exibição: análise de mensagens de influenciadoras na rede social Instagram-
Título: dc.titlePower, persuasion, self-exhibition: analysing messages from “influencers” on the social media platform Instagram-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.